Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – janeiro 2019 - N.º 68 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação Direcção Regional de Educação Direcção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/Recursos-Especializados/Áreas-de-Intervenção/Tecnologias-Adaptadas Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasadaptadas VII Colóquio “Olhares Sobre o Envelhecimento” Decorreu o VII Colóquio “Olhares Sobre o Envelhecimento” que teve como principal objectivo discutir e reflectir sobre a temática do Envelhecimento. No total, foram cerca de 30 os especialistas de várias áreas científicas, que estiveram reunidos, na Universidade da Madeira, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, para, nos dias 22 e 23 de novembro, abordarem esta temática do Envelhecimento, numa perspectiva transversal e complementar.  Este foi um Colóquio de carácter interdisciplinar que abordou diferentes âmbitos de investigação: 1) O envelhecimento: saúde, lazer e desporto; 2) O envelhecimento e a perspectiva psicológica e social; 3) O envelhecimento e a educação; 4) O envelhecimento e as novas tecnologias; 5) As representações culturais da velhice: da literatura à arte; Salientamos a comunicação “Ler, leitura inclusiva e literacia”, apresentada por Graça Ferreira Faria, chefe da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, onde foi abordada a questão da Literacia, tendo partido da seguinte proposta: as pessoas escolarizadas com competências leitoras lêem em qualquer situação e não perdem essa capacidade na idade avançada. As tecnologias de apoio podem facilitar o acesso à informação escrita, se existirem alterações de acuidade visual ou auditiva, tremor ou coordenação motora alterada. Se existirem alterações cognitivas a criação de versões em formatos acessíveis será determinante na vida das pessoas. A inclusão é um direito, um dever e/ou uma obrigação? Durante estes dias, os participantes puderam, assim, ver e ouvir várias perspectivas acerca da problemática do envelhecimento. Em Destaque... BC.PLAY – Aprende a Vocabular Este projecto teve como ponto de partida, a vontade de quatro alunos do Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos (Vila Franca de Xira, Lisboa) - a Matilde, os “Miguéis” e a Sara - na altura no 3.º ano, de ajudar outras crianças no enriquecimento do seu léxico, enquanto estas brincassem com o telemóvel dos pais. Segundo os mesmos, também pensaram nas pessoas com necessidades educativas especiais. Apresentaram-se no Encontro Regional da 3.ª Edição do Apps For Good e participaram em vários eventos como o InCODE, de 2017, em Coimbra e na Futurália, em Lisboa. Foi na 1.ª Edição do App Start Up que esta equipa recebeu o prémio de um dos parceiros do programa – o .pt – que financiou o desenvolvimento da sua app: ABC.PLAY – Aprende a Vocabular: um dicionário oral, que associa imagens com as letras do alfabeto. A leitura de cada letra e o significado de cada imagem é reproduzido com recurso a áudio das próprias crianças. Fonte: ABC.Play do Apps for Good disponível na Apple store e Google Play! O Projecto “Todos podem Ler” em várias escolas da RAM No âmbito do Projecto “Todos podem Ler”, a DAAT dinamizou, nos dias 11, 18 e 21 de janeiro, e no dia 2 de fevereiro, a acção de sensibilização “Livros e Conteúdos em Formatos Acessíveis”, em diversas escolas da RAM, abrangidas por este Projecto. As primeiras acções tiveram lugar na EB1/PE da Lourencinha e na EB1/PE de São Vicente; a seguinte aconteceu na EB123 Bartolomeu Perestrelo e, a última acção, decorreu na EB1/PE do Lombo Segundo, tendo esta sido destinada a alunos e professores. Com esta acção, foram demonstrados às bibliotecas escolares, os kits fornecidos pela DAAT/DRE com livros e conteúdos adaptados em formatos acessíveis e foram explorados diversos equipamentos informáticos, bem como as Soluções Especiais PT, software que pretendem tornar as bibliotecas escolares mais inclusivas. Recorda-se que este Projecto tem como objetivos: desenvolver boas práticas de promoção da leitura inclusiva, tendo sempre em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos; dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis - Braille, Negro Ampliado, LGP, Áudio, Leitura Fácil e Símbolos Pictográficos; demonstrar como divulgar e abordar, de forma acessível, conteúdos relacionados com diferentes temáticas. Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre