Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – julho 2019 - N.º 74 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação Direcção Regional de Educação Direcção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/Recursos-Especializados/Áreas-de-Intervenção/Tecnologias-de-Apoio Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasdeapoioRAM Alunos do 4.º ano estiveram na Sala do Futuro No passado dia 10 junho, alunos do 4.º ano de escolaridade, utilizadores de tecnologias de apoio na sala de aula, participaram nas Atividades de Verão que tiveram lugar na Sala do Futuro, com a equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas. Esta atividade foi organizada em parceria e com a colaboração da equipa dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem TIC. Atendendo a que estes alunos transitaram para o 5.º ano, um dos objetivos principais foi observar o acesso aos manuais escolares digitais através dos tablets, uma vez que serão utilizados, no ano letivo 2019/2020, por alunos com dificuldades motoras, com dificuldades de aprendizagem, e/ou com baixa visão que, no 1.º ciclo, recorreram ao computador para aceder aos manuais escolares. Agradecemos o apoio da Fundação Altice (Projeto PTCAA), da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, da Direção Regional de Educação, nomeadamente pelos transportes, e aos Encarregados de Educação. Em Destaque... Ler melhor com a CLARO SCAN PEN A aplicação Claro Scan Pen possibilita a audição de textos impressos em alta voz, permite fotografar documentos que, selecionados, podem ser ouvidos, e permite a leitura de manuais em formato digital através de iPhone, iPod Touch, iPad ou dispositivo Android. A versão para Android está disponível gratuitamente enquanto as restantes (iPhone, iPod Touch, iPad) têm custos. Para escutar o texto, é necessário destacar com o dedo ou a caneta a parte que se pretende ouvir. O Claro ScanPen não requer acesso à Internet ou qualquer material de referência, sendo indicado para usar como leitor de computador sob condições de exame e teste. Trata-se de uma ferramenta que auxilia os alunos que não conseguem ler muito bem o texto (por exemplo, alunos com dislexia) uma vez que recorre à audição e interpretação da informação. Também pode ser usado para converter rapidamente materiais de aula, apresentações impressas, instruções, livros. Recomendado para acesso independente e aprendizagem autónoma, o OCR no Claro ScanPen suporta integralmente o reconhecimento de texto de diferentes idiomas, entre os quais, o português, o inglês, o francês e o espanhol. Alunas da UMa em formação na DAAT A DAAT dinamizou, no passado dia 14 de maio, a ação de sensibilização “Acessibilidade e Adaptação em Formatos Acessíveis”, destinada a 16 alunas da Universidade da Madeira que frequentam o Curso de Educadores de Infância. A ação contemplou a apresentação de Tecnologias de Apoio, agrupadas em diferentes áreas, tendo sido distribuídas por quatro postos de trabalho. Os participantes puderam experienciar e manusear as Tecnologias de Apoio e os programas que a equipa selecionou para demonstração, como por exemplo: Iris pen, Iris Scan, Google Docs, adequações de materiais no Formulários Microsoft Word do Office, Claro Read, Manuais Digitais, PDF Viewer, Click-N-Type,Grid 2 e Grid Player. Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Apoio Técnico, da Direção Regional de Educação Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre