Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – outubro 2019 - N.º 76 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação Direcção Regional de Educação Direcção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/Recursos-Especializados/Áreas-de-Intervenção/Tecnologias-de-Apoio Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasdeapoioRAM Ferramentas de Aprendizagem para melhorar ascompetências de leitura e escrita Todos os tipos de alunos podem aperfeiçoar as suas competências de compreensão e de leitura com as Ferramentas de Aprendizagem Microsoft, ferramentas gratuitas que implementam técnicas para melhorar as habilidades leitoras e de escrita, independentemente da sua idade ou aptidão. Estas ferramentas permitem reduzir a confusão visual, realçar o texto e convertê-lo em voz e dividir palavras em sílabas, sendo esta uma excelente tecnologia de apoio que pode contribuir para uma aprendizagem personalizada, reforçando deste modo as competências de cada aluno. O Office 365 também permite adicionar o separador “Desenhar”. Os pais devem solicitar uma conta do Office 365 na escola onde o seu educando está matriculado, de modo a que seja criado um email para o aluno e o acesso às Ferramentas de Aprendizagem. Saliente-se que “Tanto alunos como educadores são elegíveis para obter o Office 365 Educação gratuitamente, incluindo o Word, o Excel, o PowerPoint, o OneNote e agora o Microsoft Teams, bem como mais algumas ferramentas para a sala de aula”, sendo para tal imprescindível a solicitação de um endereço de e-mail escolar válido. A seguir, estão sintetizadas as principais funcionalidades das ferramentas: - Leitura Avançada: reconhece texto de imagens e ficheiros; reduz o comprimento do ficheiro. - Ler em Voz Alta: realça as palavras enquanto as lê em voz alta. - Sílabas: separa as palavras em sílabas. - Categorias Gramaticais: assinala verbos, nomes e adjetivos em cores diferentes. - Concentração em Linhas: realça uma, três ou cinco linhas de texto. - Ditar: escreve palavras ditadas com a pontuação correta. - Dicionário de Imagens: ao clicar em determinada palavra, surge uma imagem que ilustra a mesma. - Auxílio: realça as cláusulas dependentes nas frases. - Traduzir: traduz texto noutro idioma. Mais informações em: https://www.microsoft.com/pt-pt/education/products/office/default.aspx?fbclid=IwAR3r4wjz000qWeNXKUCfabMZlFEgjIAx5q_kp3Igjmu3h9qj97JIRjhM3XI Ação de Formação “Acessibilidade, Comunicação e Tecnologias de Apoio” Decorreu nos dias 24, 26 e 27 de setembro, a Ação de Formação “Acessibilidade, Comunicação e Tecnologias de Apoio”, com a duração de 9 horas, destinada a docentes e técnicos superiores. Esta iniciativa, organizada pela DFP, teve como formadores Sílvia Silva, Fábio Martins e Graça Faria. Esta ação teve ainda como objetivos: dar a conhecer as atividades da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas nos estabelecimentos de educação e ensino da RAM; experienciar o conceito de acessibilidade; identificar os diferentes tipos de produtos de apoio/ajudas técnicas utilizados na sala de aula e no espaço público escolar; refletir sobre a importância das tecnologias de apoio inclusão na educação inclusiva; perspetivar o trabalho colaborativo em função da participação equitativa de todos os alunos; dar a conhecer os conceitos de Acessibilidade Física, Design Universal e Tecnologias de Apoio; sensibilizar para a Acessibilidade à Comunicação em todos os contextos; dar a conhecer a Legislação e a Classificação Internacional de Tecnologias de Apoio; sensibilizar para a importância da avaliação colaborativa em Tecnologias de Apoio; adquirir noções de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação; dar a conhecer os Produtos de apoio para a Comunicação: (Digitalizador da Fala, Caderno de Comunicação, Tabuleiro de Comunicação, Tablet, Software, entre outros). Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Apoio Técnico, da Direção Regional de Educação Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre