Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – setembro 2015 - N.º 33 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Destaque Bibliotecas MAIS Inclusivas nas escolas da RAM O projeto “Todos Podem Ler” tem como objetivos divulgar, de forma acessível, conteúdos relacionados com a prevenção de comportamentos de risco, dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis - Braille, Negro Ampliado, LGP, Áudio, Leitura Fácil e Símbolos Pictográficos, aos alunos com NEE, bem como desenvolver boas práticas de promoção da leitura, tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos. Nesta 4.ª fase do projeto - disseminação das práticas de Leitura Inclusiva - com o apoio da Fundação PT, que disponibilizará tablets, PC’s, bem como Soluções PT, a Direção Regional de Educação irá, no próximo dia 16 de outubro, ceder um kit de recursos para o desenvolvimento de práticas inclusivas nas bibliotecas escolares, criado pela Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas. Este kit destina-se à utilização de alunos do pré-escolar e do ensino básico nas seguintes escolas: EB1/PE Ribeiro Domingos Dias, EB1/PE da Ribeira Brava, EB1/PE do Faial + EB1/PE Visconde Cacongo e EB1/PE do Lombo da Guiné. Uma Aluna de Sucesso na Escola Secundária Jaime Moniz Projeto “Aprender Sem Barreiras: TeleAula” A Direção Regional de Educação tem vindo a desenvolver projetos ligados ao Ensino a Distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. No âmbito do acompanhamento e avaliação desta modalidade de ensino com recurso à videoconferência, realizada pela equipa da DAAT na Escola Secundária Jaime Moniz, solicitamos alguns testemunhos relativamente ao trabalho desenvolvido com uma aluna de 12.º ano em 2014/2015, de forma a dar a conhecer as potencialidades deste tipo de ligação à comunidade escolar e evidenciar que esta modalidade de ensino tem resultados favoráveis na vida académica e sócio afetiva dos estudantes envolvidos. Ressalvamos o papel determinante dos docentes no sucesso da implementação e desenvolvimento desta modalidade de ensino e a importância na promoção da participação proativa dos encarregados de educação. Testemunho da Aluna Lucrécia Silva Assistir às aulas por teleaula é com certeza uma mais valia para os alunos com necessidades especiais. Os alunos conseguem, simultaneamente, aliar a rotina necessária de tratamentos e consultas e ainda conciliar com as aulas. O procedimento é relativamente rápido, basta iniciar sessão no skype e aguardar pela chamada do professor. A qualidade da voz transmitida é muito boa, não há diferença notória… Assistimos às aulas como se na sala de aula estivéssemos, sendo possível participar nas mesmas. Sem esta tecnologia eu não conseguiria acompanhar as aulas de outro modo, o que se tornaria numa preocupação acrescida. É claro que a saúde encontra-se em primeiro lugar, mas enquanto estudante, considero que a escola é algo fundamental no nosso crescimento pessoal. E poder conciliar a minha terapêutica com a escola foi algo extraordinário. Tudo correu muito bem… Fiz os exames trienais de Português e Matemática e consegui boa nota em ambos. Mantive a média do secundário e consegui entrar este ano na Universidade da Madeira em Enfermagem. Foi um ano conturbado, mas que graças à ajuda da teleaula e dos excelentes profissionais que me ajudaram, tudo tornou-se muito mais fácil. Testemunho do Encarregado de Educação José Ilídio Abreu Esta ajuda foi muito importante no tratamento e recuperação da minha filha. De certeza que sem esta ajuda ela não conseguiria obter os resultados que obteve e seria um ano escolar que possivelmente seria necessário repetir. Testemunho da Docente de Português, Professora Quitéria Abreu Numa fase inicial, como nunca tinha integrado um projeto desta natureza, fiquei com receio de não conseguir comunicar com a turma com a mesma naturalidade. A minha única barreira era o microfone. Para minha surpresa, consegui adaptar-me logo à situação. As aulas decorreram sempre muito bem, salvo duas ou três exceções, devido a problemas técnicos. A Lucrécia acompanhou as aulas ao mesmo ritmo que os colegas, sendo interpelada quanto aos TPC e a outras questões no decurso da aula, colocando dúvidas, sem distinção dos outros. A maior dificuldade foi a gestão dos testes e do trabalho escrito em vez do trabalho oral. Deixei-a sempre à vontade para os entregar até à véspera das avaliações para que não se sentisse pressionada, uma vez que os tratamentos interferiam na sua capacidade de raciocínio. Interagi com a aluna também nos intervalos da aula e a partir de casa para lhe dar o feedback no que concerne aos testes, dando-lhe dicas de aperfeiçoamento das falhas detetadas. Pese embora as suas limitações, a Lucrécia foi uma aluna aplicada, disponível e interessada, tendo obtido bons resultados quer durante o ano letivo quer no exame nacional. O Ensino a Distância é um projeto de sucesso não só no esbatimento de barreiras físicas para os alunos com dificuldades como também na adaptação e aprendizagem dos professores a situações novas. Testemunho da Diretora de Turma, Professora Sílvia Lopes Considero importante este tipo de apoio porque contribuiu para o sucesso da aluna que pode realizar exames nacionais, concluir o ensino secundário e ingressar no ensino superior. Não estando presente na sala de aula, estava presente e talvez mais concentrada na aprendizagem para compensar e superar o estado de saúde. Penso que funcionou como motivação mas a aluna também revelou ter objetivos definidos e mecanismos para ultrapassar obstáculos. O vosso apoio facilitou o trabalho do professor no funcionamento da teleaula. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre