Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – junho 2018 - N.º 62 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Avaliação do projeto “Todos Podem Ler” 2017/2018 O projeto “Todos Podem Ler” tem como finalidade a promoção do sucesso escolar, criando oportunidades de leitura para TODOS os alunos, pelo que a sua divulgação junto dos estabelecimentos de ensino, bibliotecas escolares, serviços educativos de museus e a comunidade em geral torna-se pertinente. No âmbito do projeto “Todos Podem Ler”, a Fundação PT apoia a criação de Bibliotecas Mais Inclusivas na RAM desde 2015, através de um protocolo com a DRE, para disponibilização de Tecnologias de Acessibilidade, designadamente tecnologias de apoio à leitura e à escrita, para as 22 bibliotecas escolares da Madeira. A DRE disponibiliza os Kits de Livros e Atividades em Formatos Acessíveis. Numa primeira fase foram abrangidas a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar (EB1/PE) do Lombo da Guiné, a EB1/PE da Ribeira Brava, a EB1/PE Ribeiro Domingos Dias e a EB1/PE Visconde Cacongo, o que representa um total de 831 alunos, dos quais, 58, estão identificados com diferentes necessidades. A segunda fase abrangeu mais 4 escolas: a EB1/PE da Ajuda, a EB1/PE de Garachico, a EB1/PE da Calheta e a EB1/PE de Santa Cruz, num total de 874 alunos, estando 81 identificados com diferentes necessidades. A terceira fase incluiu a EB1/PE do Livramento, a EB1/PE do Boliqueime, a EB1/PE do Galeão e a EB1/PE do Covão, num total de 495 alunos, 60 dos quais, identificados com diferentes necessidades. As bibliotecas escolares foram apetrechadas com equipamentos informáticos, tais como: PC, Tablet e soluções TIC de acessibilidade (se necessário), nomeadamente PT Grid 2 e 3, PT Magic Keybord, PT SPC, PT Focus 14, PT PC EYE GO e PT Jaws, que incluem uma linha Braille e uma câmara de acesso e controlo do PC, através do olhar. Na avaliação realizada pela DAAT, foram contempladas a EB1/PE do Galeão (a 29 de maio), a EB1/PE do Boliqueime (a 30 de maio), a EB1/PE do Covão (a 06 de junho) e a EB1/PE do Livramento (a 07 de junho). Os alunos responderam a um questionário online relativo ao tema “Livros e Conteúdos em Formatos Acessíveis”, constituído por seis perguntas, com várias imagens alusivas ao tema. Esta iniciativa teve por objetivo levar os alunos a refletirem sobre os vários formatos acessíveis (kits de livros e atividades em formatos acessíveis disponibilizados pela DRE e tecnologias de acessibilidade disponibilizadas pela Fundação PT), que tiveram a oportunidade de explorar ao longo do ano nas bibliotecas das suas escolas, sob a orientação dos técnicos superiores de biblioteca e documentação. Aquando da aplicação dos questionários foi, igualmente, realizada uma pequena ação de sensibilização, com recurso a uma apresentação multimédia, de forma a relembrar e reforçar os conhecimentos dos alunos, no que concerne aos diferentes formatos acessíveis. Analisando os resultados das respostas, pretendeu aferir-se, para além da percentagem de sucesso dos alunos que responderam ao questionário, se o trabalho realizado ao longo do ano letivo, nas bibliotecas destas escolas, tinha sido profícuo para estas crianças. Na EB1/PE do Livramento os alunos atingiram uma taxa de sucesso de 85%. Na EB1/PE do Boliqueime atingiram os 82%. Por sua vez, na EB1/PE do Covão e na EB1/PE do Galeão, os alunos atingiram uma taxa de sucesso de 81%. Assim, e perante os resultados atingidos, podemos concluir que o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, com estes alunos, foi proveitoso, pois adquiriram os conhecimentos pretendidos, relativamente aos diferentes formatos acessíveis, identificam a quem se destinam esses mesmos formatos e sabem onde pode ser encontrada a coleção eBooks - Leitura Inclusiva. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre