Folheto Informativo daat Periocidade Mensal – MARÇO 2013 - N.º 3 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/daat Em Destaque... Participação da DAAT nas II Jornadas de Psicologia e Educação A DAAT apresentou a comunicação “Indicadores de qualidade da prestação de serviços em tecnologias adaptadas”, no passado dia 22 de fevereiro. Os Indicadores são ferramentas essenciais que servem de guidelines para a melhoria da prestação de serviços dos centros de recursos e avaliação especializada na área das tecnologias de apoio e indiretamente para melhorar os resultados educacionais dos alunos. Não são competências diretas deste tipo de prestadores de serviço, mas requerem preparação e disponibilidade deste tipo de prestadores de serviços junto dos prestadores de serviços diretos. (…) Nesse sentido, desenvolvemos ações para: Incrementar a qualidade de resposta e a produtividade da equipa na área da avaliação das condições de acessibilidade e mobilidade, da cedência de tecnologias de apoio adaptadas às necessidades das pessoas com deficiências ou incapacidade e da produção de conteúdos acessíveis; (...) Fomentar e desenvolver uma prática reflexiva permanente e continuada de auto-informação e de auto-aprendizagem numa perspetiva de intervenção interdisciplinar. Ajudas Técnicas para o Treino de Capacidades Jogos e brinquedos A DAAT disponibiliza de acordo com as necessidades das crianças e a solicitação dos docentes/técnicos especializados diferentes tipos de Ajudas Técnicas (AT). Este mês destacamos as Ajudas Técnicas para o Treino de Capacidades Básicas, nomeadamente brinquedos para a estimulação e desenvolvimento da perceção tátil, quinestésica, auditiva, olfativa e visual. O recurso a este tipo de AT possibilita às crianças o contacto lúdico com diferentes texturas, sons, vibrações, cheiros e cores. Através de atividades gratificantes para a criança, é importante oferecer a possibilidade do uso repetido de estímulos sensoriais que irão assegurar o processamento correto da informação sensorial inerente às atividades, proporcionando uma resposta correta ao estímulo apresentado. Pretende-se desenvolver competências de autocontrolo (adequação do estado tónico à atividade), equilíbrio estático e dinâmico, discriminação visual e auditiva, atenção e coordenação. Salientamos que este tipo de intervenção não irá diretamente proporcionar à criança a aquisição de competências de um nível superior mas será a base necessária para que estas habilidades mais elaboradas se desenvolvam, como por exemplo a aprendizagem de pré-requisitos escolares. Assim, é necessário perceber/avaliar a forma como a criança processa a informação sensorial, para anteciparmos as suas respostas e evitar a angústia, a ansiedade e possibilitarmos a integração nas rotinas diárias da família de atividades que promovam o processamento sensorial e possibilitem à criança um adequado planeamento da resposta motora. Estão disponíveis para cedência temporária jogos táteis, bolas com som, bonecos multissensoriais, brinquedos que proporcionam vibração, placas oscilatórias de interior entre muitas outras AT deste tipo. Audiolivros em Formato DAISY Partindo do princípio de que todas as pessoas podem ter acesso à informação e ao conhecimento, independentemente das suas limitações - pessoas com deficiência visual, problemas motores severos ou dislexia - o formato Daisy tem vindo a ser uma mais-valia para o ensino. Com este sistema é possível publicar e disponibilizar informação a pessoas com dificuldades em aceder à informação escrita, de forma rápida, num formato acessível, navegável e rico de potencialidades. Torna-se assim indispensável dar a conhecer estas potencialidades e sensibilizar os docentes e técnicos que acompanham estes alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste sentido, a DAAT dinamizou uma ação de sensibilização sobre a importância dos audiolivros em formato Daisy, bem como sobre o software Dolphin Easy Reader, que permite a leitura deste formato. Os livros em formato Daisy podem ser requisitados no portal da Direção Geral de Educação pelo estabelecimento de ensino do aluno em http://212.55.143.29/especial/login.aspx. No entanto, é de salientar a atual possibilidade de se converter documentos produzidos em .docx (Microsoft Word) para formato Daisy, através de um add-in (ficheiro) disponível na página da DAAT ou em http://www.daisy.org/project/save-as-daisy-microsoft/. Esta aplicação pode ser considerada como um editor de Daisy e pode ser instalada no Microsoft Word 2003, 2007 e 2010. Após instalação surge no Microsof Word uma linha de ícones, prontos a utilizar, dedicados a este formato, num menu denominado Acessibility. Links relacionados: http://office.microsoft.com/en-001/support/using-the-save-as-daisy-add-in-for-word-HA102540323.aspx http://www.daisy.org/save-as-daisy-introduction Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 759 801 / 291 743 142 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/daat