Campanha ‘Consuma com maturidade’ em contacto direto com a população idosa

SRIAS informa e sensibiliza para direitos do consumidor e cuidados a observar 17-03-2017 Inclusão e Assuntos Sociais
Campanha ‘Consuma com maturidade’ em contacto direto com a população idosa

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (SRIAS), através do Serviço de Defesa do Consumidor (SDC), promove a partir de abril uma campanha de informação e sensibilização sobre direitos do consumidor e conjunto de cuidados a observar dirigida à população idosa.

Os técnicos do Serviço de Defesa do Consumidor vão estar já no próximo mês em Santo António, no Funchal, e no Caniço, em Santa Cruz, as freguesias mais populosas da região autónoma.

“Temos um grande número de pessoas a procurar o Serviço de Defesa do Consumidor, mas notamos, sobretudo, procura pela população mais envelhecida”, indicou Rubina Leal, Secretária Regional com a tutela da Defesa do Consumidor.

“Esta procura motiva e é razão relevante para que em 2017 dirijamos uma campanha aos consumidores idosos”, continuou.

A sessão de apresentação da nova campanha incluiu o lançamento de um Guia Prático dedicado a temas como compras através de telefone e chamadas de valor acrescentado (concursos televisivos), celebração de contratos fora de estabelecimentos comerciais, fidelização nos contratos de comunicações eletrónicas, situações indiciadoras de burla, a apresentação de reclamação e outros.

A campanha ‘Consuma com maturidade’ privilegia o contacto direto com a população alvo. As ações abrangem os diversos concelhos da Região.

Referir que, em 2016, o Serviço de Defesa do Consumidor atendeu e acompanhou aproximadamente 6.200 cidadãos.

Guia Prático campanha disponível para consulta em ficheiro anexo.