POSEUR-02-1810-FC-000004 - Reabilitação e Regularização da Ribeira de Santa Luzia – Troço urbano, km 0+386 ao km 1+860

A operação será financiada pelo Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência na Utilização dos Recursos (POSEUR); Eixo Prioritário e Objetivo Temático: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos; Prioridade de Investimento: A promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes. 18-07-2016 Planeamento, Recursos e Gestão de Obras Públicas
POSEUR-02-1810-FC-000004 - Reabilitação e Regularização da Ribeira de Santa Luzia – Troço urbano, km 0+386 ao km 1+860






















Descrição da Operação: A operação consiste numa intervenção de reabilitação e regularização de um troço da Ribeira de Santa Luzia, no Concelho do Funchal, uma das principais ribeiras que atravessa a Cidade. Numa das empreitadas as obras a desenvolver visam a regularização e reperfilamento do leito da ribeira no troço em causa, integrando a construção de travessões hidráulicos de estabilização de leito, o reperfilamento da ribeira, a construção de muros de contenção escorados em betão armado, o alteamento de muros, o reforço de fundações e do paramento dos muros de canalização existentes e a substituição de quatro pontes condicionantes do escoamento hidráulico e/ou estruturalmente deficitárias. Numa outra empreitada distinta, proceder-se-á à reabilitação de 13 obras de arte sobre a ribeira, que não apresentando condicionantes escoamento hidráulico, apresentam no entanto patologias derivados dos impactos sofridos na aluvião de 20 de Fevereiro de 2010 e degradação dos seus equipamentos, que importa corrigir, em ordem a assegurar a sua segurança e prolongamento da sua vida útil. Na operação serão também incluídos os serviços de assessoria à fiscalização da empreitada de reabilitação e regularização da ribeira. O projeto técnico associado a estas intervenções desenvolvem soluções concetuais que tiveram como enquadramento científico os princípios constantes do " Estudo de Avaliação dos Riscos de Aluviões na Ilha da Madeira" do Grupo de Trabalho constituído pelo Instituto Superior Técnico, Universidade da Madeira e Laboratório Regional de Engenharia Civil.

 

Objetivos da Operação: A operação tem por objetivo a minimização dos efeitos associados aos escoamentos torrenciais, que regularmente assolam a Ilha da Madeira, em particular a vertente sul da Ilha. A operação contribuirá pois para reforçar a segurança da população e bens, na envolvente do troço intervencionado da Ribeira de Santa Luzia em particular e de toda a zona baixa do Funchal em geral. Recorde-se que a zona baixa da Cidade do Funchal foi severamente afetada na última aluvião de 20 de Fevereiro de 2010, como aliás é recorrente nos registos históricos da Ilha da Madeira neste tipo de eventos climáticos extremos.


Data de Aprovação: 29/10/2015

Data de Início: 14/06/2016

Data de Conclusão: 31/12/2017



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.