POSEUR-02-1810-FC-000005 - Reabilitação e Regularização da Ribeira de São João - Troço urbano de Montante, setores 5 a 14

A operação será financiada pelo Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência na Utilização dos Recursos (POSEUR); Eixo Prioritário e Objetivo Temático: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos; Prioridade de Investimento: A promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes. 18-07-2016 Planeamento, Recursos e Gestão de Obras Públicas
POSEUR-02-1810-FC-000005 - Reabilitação e Regularização da Ribeira de São João - Troço urbano de Montante, setores 5 a 14






















Descrição da Operação: A operação consiste numa intervenção de reabilitação e regularização de um troço urbano da ribeira de São João (entre sensivelmente o Quartel de Bombeiros Voluntários do Funchal e o Campo de treinos do C.S.Marítimo), no concelho do Funchal, uma das principais ribeiras que travessam a cidade.

Os principais trabalhos a realizar são os seguintes:

·         Demolição e reconstrução de muros para correção do traçado, numa extensão aproximada de 1000 m;

·         Reparação e construção de travessões de regularização;

·         Alteamento de muros;

·         Colocação de placas de proteção em zonas de curvas acentuadas na proximidade de estradas;

·         Demolição e reconstrução de 3 pontes, para aumento das respetivas seções de vazão;

·         Reabilitação e reparação de 8 pontes;

·         Criação de rampas de acesso para limpezas e desassoreamento da ribeira;

Na operação serão também incluídos os serviços de assessoria à fiscalização da empreitada.

Refira-se, por último, que o projeto técnico de engenharia associado a esta obra, desenvolveu soluções conceptuais, que tiveram como enquadramento científico os princípios orientadores, preconizados no EARAM -" Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões na Ilha da Madeira - Dezembro 2010", elaborado pelo grupo de trabalho constituído pelo Instituto Superior Técnico, Universidade da Madeira e Laboratório Regional de Engenharia Civil.

 

Objetivos da Operação: A operação tem por objetivo a minimização dos efeitos associados aos escoamentos torrenciais que regularmente assolam a Ilha da Madeira, em particular a vertente sul da Ilha. A operação contribuirá pois para reforçar a segurança da população e bens, na envolvente do troço intervencionado da ribeira de São João em particular e de toda a zona baixa do Funchal em geral.

Recorde-se que a zona baixa da cidade do Funchal foi severamente afetada na última aluvião de 20 de Fevereiro de 2010. Como aliás é recorrente nos registos históricos da Ilha da Madeira neste tipo de eventos climáticos extremos.


Data de Aprovação: 30/10/2015

Data de Início: 14/06/2016

Data de Conclusão: 31/12/2017



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.