Morte de pombos no Porto Santo

Situação está a ser acompanhada por veterinários. 22-07-2015 Agricultura e Pescas
Morte de pombos no Porto Santo No dia 30 de junho foi reportado à Direção Regional de Agricultura pelo Médico Veterinário da Direção Regional da Administração Pública do Porto Santo (DRAPLS), ter sido encontrado em local público da Vila Baleira da ilha do Porto Santo um pombo morto com aparentes sinais de envenenamento. A ave foi recolhida e enviada para o Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), no Funchal, para se proceder às devidas análises, as quais resultaram negativas para a causa suspeita.

Entretanto, pela mesma data, numa propriedade daquela ilha foram notificados casos de mais aves daquela espécie com manifestação de doença desconhecida, com mortes registadas a 7 de julho.

Estas novas amostras foram processadas pelo LRVSA e, face a terem sido negativos os despistes parasitológico, bacteriológico e toxicológico realizados, só restando a hipótese de se tratar de patologia veiculada por vírus, as vísceras das aves foram então enviadas, a 14 de julho, para o Laboratório Nacional de Referência ao nível desta pesquisa, na esfera do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Independentemente dos resultados desta análise específica, e continuando a serem relatados casos de pombos e rolas doentes no Porto Santo, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, enviou hoje (22 de julho) para esta ilha uma equipa de 3 médicos veterinários os quais, conjuntamente com o médico veterinário da DRAPLS, vão proceder a uma completa avaliação da situação ao nível das aves domésticas, e aplicar as medidas de controlo consideradas adequadas.



Anexos

Descritores