Canal Youtube - Governo Regional da Madeira
Empresas Cidadão
O Secretário

Sérgio Marques

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa em 1980 ao que aditou a Pós-graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Iniciou atividade profissional em 1981 desempenhando, primariamente, as funções de Consultor Jurídico e posteriormente as funções de Adjunto no Gabinete da Secretaria Regional do Equipamento social. Em 1984 assume o cargo de deputado à Assembleia Legislativa Regional da RAM, cargo que manteve nas três legislaturas seguintes. Durante este período assumiu as funções de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, no período compreendido entre 1986 e 1999, entremeado, entre Março de 1989 e Julho de 1990, pelo cargo de Diretor Regional do Planeamento do Governo Regional da Madeira.  Fora da esfera da administração pública, assumiu funções de consultoria jurídica e gestor de empresas, no período compreendido entre Outubro de 1990 e Junho de 1999, no ramo dos transportes marítimos e operações portuárias.

 

Em Julho de 1999 é eleito para o primeiro mandato ao Parlamento Europeu ao que se seguiu um segundo mandato que findou em 2009. Neste âmbito, durante o primeiro mandato, assumiu funções como membro efetivo na Comissão de Desenvolvimento Regional dos Transportes e Turismo e foi membro suplente da Comissão de Assuntos Jurídicos e do Mercado Interno. Ainda no primeiro mandato integrou como membro efetivo a Delegação para as Relações com a Austrália e a Nova Zelândia e como membro suplente da Delegação à Comissão Parlamentar Mista U.E. – Roménia. No segundo mandato integrou, como membro efetivo, a Comissão de Desenvolvimento Regional e, como membro suplente, na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários. Integrou ainda, como membro efetivo, a Delegação para as relações com a República da África do Sul, da qual foi vice-presidente e, como membro suplente, a Delegação para as Relações com as Comunidades Andinas (Venezuela, Equador, Colômbia, Bolívia e Peru). Na segunda metade do segundo mandato foi ainda Coordenador do Grupo Informal dos Deputados Europeus eleitos pelas Regiões Ultraperiféricas.

 

Após findar as funções como deputado ao Parlamento Europeu retorna à Secretaria Regional do Equipamento Social para assumir as funções de Consultor Jurídico correspondente à carreira de Técnico Superior dos quadros da Administração Pública.

 

Em Abril de 2015, com a eleição do XII Governo Regional da Madeira, Toma posse como Secretario Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus.