Livro "A Sé do Funchal 1514-2014" lançado em cerimónia pública

Obra editada pela SRETC, através da DRC, será apresentada em cerimónia presidida pelo Presidente do Governo Regional e pelo Bispo do Funchal 27-07-2015 Economia, Turismo e Cultura
Livro "A Sé do Funchal 1514-2014" lançado em cerimónia pública A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, em cerimónia presidida pelo Presidente do Governo, Miguel Albuquerque, e pelo Bispo da Diocese do Funchal, D. António Carrilho, lança na próxima quarta-feira, dia 29 de Julho, pelas 18h30, na Sé do Funchal, o livro intitulado “A Sé do Funchal: 1514 – 2014”, da autoria Rui Carita. A obra será apresentada pela historiadora Ana Cristina Machado Trindade, investigadora e uma das maiores conhecedoras da História da Igreja Madeirense, autora de uma tese de doutoramento que a DRC publicou, em 2012.
“A Sé do Funchal: 1514 – 2014”, obra profusamente ilustrada, é o resultado de uma apurada investigação de anos e pode dizer-se que se trata de um livro que atesta bem a relação que o seu autor, Professor Catedrático aposentado da Universidade da Madeira, manteve com a Região, desde a década de 70 do século passado. O livro acaba por tratar também da própria história do Bispado do Funchal, constituindo-se como livro síntese da Sé/Diocese com 500 anos, que, nas palavras do autor, foi sede do Bispado dos Descobrimentos, a maior diocese alguma vez instituída e correspondente a quase metade do mundo então conhecido e por conhecer. 
Fundada na época áurea da Expansão Portuguesa e de apogeu da cultura açucareira da Madeira, a Sé do Funchal foi dotada com o que de melhor o rei de Portugal pôde enviar para a ilha. Contingências várias proporcionaram que conseguisse chegar aos nossos dias com as linhas gerais com que foi construída nos primeiros anos do século XVI e com o principal equipamento com que foi inicialmente dotada por D. Manuel I, o que não aconteceu com as congéneres continentais. 
A publicação que agora vem a lume é a penúltima de um programa editorial de 6 obras que o Serviço de Publicações da DRC se propôs realizar no âmbito das Comemorações dos 500 Anos da Diocese, programa que teve plena realização e que culminará na edição das Bulas de Criação da Diocese do Funchal, em edição bilingue (texto latino e português), obra que se encontra em execução gráfica, prevendo-se para breve o seu lançamento. 
O Programa Editorial DRC 500 Anos da Diocese do Funchal, de que este livro é uma das peças principais, quis sublinhar, nestas comemorações, a presença e a importância da Igreja Católica, na espiritualidade e igualmente na organização social e política da ocupação do território, como ainda o atestam os múltiplos sinais da piedade madeirense e porto-santense, e bem assim o riquíssimo património religioso, móvel e imóvel, de que nos podemos orgulhar. 


Anexos

Descritores