Carta Arqueológica do Porto Santo apresentada sexta-feira

Presidente do Governo Regional estará presenta na cerimónia marcada para as 19 horas, no Museu do Porto Santo - Casa Colombo 18-08-2015 Economia, Turismo e Cultura
Carta Arqueológica do Porto Santo apresentada sexta-feira No próximo dia 21 de Agosto, na Casa Colombo - Museu do Porto Santo, terá lugar a inauguração e apresentação da Exposição Carta Arqueológica do Porto Santo, promovida no âmbito do Projeto Transnacional ARQUEOMAC - PCT MAC, numa produção da Direção Regional de Cultura (DRC). A inauguração da Exposição, a decorrer pelas 19 horas, irá ter a presença de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional e o Diretor da Direção de Serviços dos Museus e do Património Cultural.
No dia 22 de Agosto, será realizada uma série de conferências seguidas de visitas guiadas à Casa Colombo - Museu do Porto Santo. As conferências serão proferidas pelo Diretor de Serviços dos Museus e do Património Cultural, Francisco Clode, o historiador Filipe Bettencourt e o arqueólogo Daniel Sousa.
Este evento encontra-se aberto ao público em geral, e incidirá na inventariação, estudo e salvaguarda do património arqueológico da ilha do Porto Santo. Trata-se de um plano pioneiro no arquipélago e pretende criar normativas para a salvaguarda e defesa do património arqueológico. Fará parte da Carta Arqueológica da Região que consideramos um instrumento fundador, na caracterização e valorização do Património, no âmbito de uma estratégia para o Ordenamento do Território.
Refira-se ainda que o ARQUEOMAC pretendeu criar estratégias e parcerias de desenvolvimento no campo da investigação arqueológica entre três arquipélagos da Macaronésia (Açores, Canárias e Madeira), através do intercâmbio de experiências de I&D (investigação e desenvolvimento) de ações de Turismo Cultural. O projeto visa também promover e facilitar os processos de transferência de tecnologia e cooperação científica no campo da arqueologia; a homogeneização de dados através da criação de fichas comuns e um programa padrão de educação patrimonial.