Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – maio e junho 2021 - N.º 92 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/daat Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasdeapoioRAM Fora da escola... Dentro da sala de aula! Já com 17 anos de existência, o projeto da Direção Regional de Educação (DRE), Teleaula - Aprender SEM Barreiras, tem vindo a responder a um grupo específico, atendendo às especificidades dos alunos que o podem integrar: alunos com doença oncológica ou outras doenças físicas ou psicológicas, ou ainda alunos com estatuto de atleta de alto rendimento, pelo que continua a ser importante a sua divulgação. A DRE tem vindo a «promover e desenvolver projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial», competência conferida à Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 28/2001/M e, atualmente, pelo Despacho n.º 141/2020, de 09 de abril. A Fundação Altice tem vindo a apoiar este projeto, através de um protocolo celebrado com a DRE, resultando na disponibilização de 6 pares de linhas e equipamento informático adequado. Mais recentemente, em colaboração com a Plataforma da Campus, foi testada uma plataforma - campus.altice.pt - que pretende disponibilizar o serviço de Teleaula, plataforma que se encontra configurada para a realização de ligações por videoconferência às salas de aula, podendo o aluno beneficiar de ferramentas para interagir autonomamente na aula, graças à câmara de alta definição e existência de um controlo remoto que permite ao aluno se centrar para a recolha de informação escrita. A equipa da DAAT solicitou aos alunos, assim como às suas famílias e professores, testemunhos sobre a implementação e experiência no Ensino à Distância: Projeto “Teleaula - Aprender SEM Barreiras”. Nestes, é abordada a sua vivência pessoal, já experienciada antes da pandemia, pelo caráter deste projeto. E perante o presente ano, ainda mais desafiante, esta modalidade de ensino continua a ser, para estes alunos, uma resposta, enunciada e na primeira pessoa, que aqui partilhamos. TESTEMUNHO DE UMA DOCENTE ESPECIALIZADA Ao longo dos anos, a Escola Secundária de Francisco Franco (ESFF) tem contado com a inestimável colaboração da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas (DAAT), a fim de poder garantir aos alunos, mediante as suas necessidades, um diversificado conjunto de ajudas técnicas e/ou tecnologias. Assim, a intervenção desta equipa da Direção Regional de Educação tem sido um fator essencial para garantir o sucesso dos alunos. No entanto, não obstante todo o trabalho de colaboração e disponibilidade evidenciado pelos técnicos da DAAT, não podemos deixar de apontar todas as limitações causadas pelos recursos tecnológicos colocados ao dispor dos alunos. Com efeito, todo o profissionalismo dos técnicos não consegue suprimir diversos condicionalismos/problemas, donde são exemplo: a baixa qualidade de computadores e correspondentes periféricos (câmaras de vídeo, controlo de câmara à distância por parte dos alunos), as deficiências nas ligações à internet (sendo excessivo o tempo que é perdido nas tentativas de restabelecimento das ligações, o que prejudica todos: os professores, porque se esforçam repetidamente para encontrar soluções; os alunos que usufruem dos recursos tecnológicos, dado que acabam por perder a lecionação de conteúdos, na sequência das interrupções nas ligações; os restantes alunos da turma, uma vez que são confrontados inúmeras vezes com as indesejadas quebras no ritmo das aulas das diversas disciplinas). Infelizmente, muitos destes problemas vêm revelar a desatualização de muitos recursos, mas também expõem claramente o desgaste de muitos deles, fruto de uma utilização massiva. Por isso, estando criada, entre a ESFF e a DAAT, uma estreita parceria, em que facilmente se abordam, primeiro, as justificações para a intervenção da DAAT e, depois, se definem que soluções colocar em prática para assegurar aos discentes as medidas e estratégias ideais para o suporte à aprendizagem e à inclusão, torna-se evidente a necessidade de garantir a este serviço da Direção Regional de Educação meios e recursos atualizados, capazes e funcionais, de modo a que cumpram, na perfeição, o propósito da sua utilização: garantir aos alunos que deles beneficiam a redução ou eliminação de barreiras ao ensino e à aprendizagem. Cristiana Simões Tavares TESTEMUNHO DE UMA ALUNA DO SECUNDÁRIO As aulas em ensino à distância - TeleAula - são uma forma de aprendizagem que pode substituir as aulas presenciais, quando não existe outra alternativa, sendo uma boa forma de aprender. Acho que a plataforma oferece condições necessárias para conseguir aprender, como o comando para aproximar o quadro que é uma boa ajuda para conseguir copiar o que está no quadro, no entanto a qualidade do som poderia ser melhor, mas na generalidade, o ensino à distância é uma boa forma de aprender. Helga da Côrte - 10.º ano TESTEMUNHO DA ENCARREGADA DE EDUCAÇÃO As aulas à distância são uma excelente alternativa, quando não podem ser presencialmente. Como neste momento, na situação em que vivemos é o mais indicado e para quem quer mesmo aprender, consegue aprender na mesma e com menos distrações do que se estivesse na escola. No caso particular da minha filha é a melhor opção para ela, isto é, fora do facto de algumas vezes haver falta de internet, falta de som ou falta de imagem, mas tudo isto é rapidamente resolvido. TESTEMUNHO DE UMA DIRETORA DE TURMA DO 3.º CICLO Implementação e experiência no Ensino à Distância: Projeto “Teleaula - Aprender SEM Barreiras”. Como docente e diretora de turma, considero a implementação do projeto Teleaula uma possível resposta para determinados alunos que se encontram em dificuldade (foro psicológico ou doença física), em se deslocar à escola para assistir às aulas em regime presencial e em contexto de sala de aula. Os aspetos são, desta forma, muito positivos pois permite aos alunos a possibilidade de frequentar o ensino, embora à distância, e obter sucesso na sua aprendizagem. Este registo terá que ser, ao meu ver, temporário e transitório. Existe, no entanto, aspetos menos positivos a referir nomeadamente, a falta de socialização, de interação por parte dos alunos da Teleaula com os colegas da turma. A dificuldade em interagir com o docente durante a aula, em colocar dúvidas ou em participar ativamente e oralmente. Outra das dificuldades sentidas prende-se com os problemas tecnológicos (ligação, falha de internet, …) que surgem no início ou até durante a aula, o que perturba, o normal funcionamento da aula. Este modelo de ensino representa, com certeza, um desafio para o professor porque além da necessidade de contacto com os discentes, tem de disponibilizar ferramentas virtuais que facilitem a transmissão de conteúdos e possibilitem um apoio complementar ao estudo da disciplina. Isabel Martins - EB23 dos Louros TESTEMUNHO DE UM ALUNO DE 3.º CICLO Estou muito contente por ter tido a oportunidade de ter aulas online, ajudou-me a ir às aulas e a ser um bom aluno mesmo com os meus problemas para sair de casa, também me ajudou a fazer amigos e a me sentir mais confortável a socializar. Gostei que a escola dos Louros tenha sido muito calorosa connosco e os professores sempre nos trataram bem, não gostei que a plataforma da SmartAL estivesse sempre com problemas fazendo-nos perder algumas aulas. Ainda não consegui ir à escola presencial nos 3 anos que tive aulas online, mas acho que em breve estarei preparado tudo graças a esta oportunidade. Agradeço muito a todos que fizeram isto possível e espero que esta oportunidade seja dada a outros que precisem tal como eu precisei. Filipe Freitas - 9.º - EB23 dos Louros TESTEMUNHO MÃE DE UMA ALUNA DE 1.º CICLO Vantagens das AULAS ONLINE: - A Mafalda pode acompanhar as aulas curriculares, tal como os seus colegas, não sentindo tanto as suas “limitações” motoras e imunitárias. - É um sistema mais cómodo, devido à sua condição de saúde, estar em casa, pois se se sentir indisposta, pode sair da sessão e ir descansar. - Permite que a Mafalda mantenha a aproximação dos colegas, visto que com este sistema, conseguem ter aulas todos juntos. Desvantagens: - Por vezes, há falhas na internet ou de som durante a aula, o que dificulta a boa comunicação/bom entendimento entre a Mafalda e a professora. *Há, algumas vezes, uma certa dificuldade em conseguir visualizar o que está no quadro. - Tem mais tendência em distrair-se por não estar a ser tão “controlada” como na sala de aula. - Condiciona a minha vida pessoal (mãe), visto que, por vezes, é-me praticamente impossível tratar de algum assunto importante na parte da manhã. - Ainda assim, considero, que, se não existisse este tipo de oportunidade de acesso às aulas, para um aluno oncológico ou com outras limitações, tudo seria mais “injusto”/ inigual para estes alunos. Assim sendo, sinto-me agradecida pela sua existência/criação! Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Apoio Técnico, da Direção Regional de Educação Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 145 526 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre