Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – março 2022 - N.º 99 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/daat Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasdeapoioRAM Fundação Altice apoia o Projeto “Leitura Avançada com Ecrãs” A Fundação Altice, no âmbito do protocolo celebrado com a Direção Regional de Educação, e, mais especificamente, do projeto “Leitura Avançada com Ecrãs”, disponibilizou ecrãs a alunos de meios socioeconómicos desfavorecidos, que frequentam o 1.º ciclo e com dificuldades de aprendizagem específicas, défice na leitura e na produção escrita. O projeto “Leitura Avançada com Ecrãs” destina-se a alunos que, pelas barreiras sentidas na aprendizagem, quer devido à língua materna não ser o português, quer pelas dificuldades de aprendizagem manifestadas, veem o seu sucesso escolar comprometido, tanto na compreensão como na expressão oral/escrita e leitura, acrescidas de défice de atenção e concentração. O objetivo é permitir a estes alunos que se encontram em desvantagem, o acesso à educação e à aprendizagem, em equidade, através da disponibilização de equipamentos informáticos, considerados tecnologias de acessibilidade/produtos de apoio, indispensáveis à promoção das suas aprendizagens e desenvolvimento das suas competências de leitura e escrita. A utilização de produtos de apoio na realização de tarefas escolares ajuda a alcançar metas positivas, pois o aluno consegue ultrapassar ou compensar as dificuldades na leitura e/ou escrita (seja incapacidade temporária ou definitiva). Pretende-se que os alunos utilizem um ecrã com teclado (disponibilizado pela Fundação Altice), com acesso aos manuais escolares digitais (disponibilizados pelo Ministério da Educação), bem como às ferramentas de aprendizagem do Office 365 (disponibilizado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia). A seleção dos produtos de apoio é efetuada durante avaliação especializada, realizada com o docente especializado, ou outro técnico que a solicite à DAAT, e o encarregado de educação. Estas ferramentas pretendem motivar e, com certeza, melhorar as competências escolares e, consequentemente, o sucesso escolar desses alunos. Tecnologia de Apoio para alunos com Dificuldades de Aprendizagem Atendendo à crescente necessidade da utilização de tecnologias de apoio para alunos com Dificuldades de Aprendizagem (DA), ou outras dificuldades que afetam a leitura e a escrita, partilhamos um artigo sobre esta matéria, de forma a divulgar a sua importância. A Tecnologia de Apoio (TA) é definida como qualquer dispositivo, equipamento ou sistema que ajude a contornar ou a compensar as dificuldades de aprendizagem específicas de um aluno. Ao longo das últimas décadas, vários estudos demonstraram a eficácia das tecnologias de apoio para indivíduos com DA. As TA não eliminam as dificuldades de aprendizagem, nem dispensam outras intervenções compensatórias, mas podem ajudar o aluno a atingir seu potencial, pois permitem que ele aproveite os seus pontos fortes e ultrapasse as áreas de dificuldade. Por um lado, um aluno que tenha dificuldades na leitura, mas que tenha boas capacidades de perceção e de audição, pode beneficiar com a leitura avançada dos manuais digitais ou da audição de audiolivros. Por outro lado, um aluno com dificuldades na escrita, pode recorrer à digitação por voz e ditar o seu relatório, utilizar o preditor ou o corretor ortográfico e compensar as suas dificuldades, mantendo a sua autonomia e participando ativamente nas aprendizagens. O artigo Tecnologia de Apoio para Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Uma Visão Geral, de Kristin Stanberry e Marshall H. Raskind, pode ser consultado em https://www.readingrockets.org/article/assistive-technology-kids-learning-disabilities-overview?fbclid=IwAR0rgjwtnM9sE23U5C49whDHgjczIEW7oQr6zSUP4F_pYysWmpLi6u201ps. Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Apoio Técnico, da Direção Regional de Educação Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 145 526 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre