Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – maio 2020 - N.º 83 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/daat Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasdeapoioRAM Teletrabalho em tempos de pandemia A atual situação de pandemia SARS COV 2 conduziu os trabalhadores a uma realidade já existente, agora mais presente nas nossas vidas profissionais, que é a do teletrabalho, também conhecido por trabalho à distância. Para evitar a propagação do vírus, as medidas implementadas no país e região levaram a que esta modalidade de trabalho fosse uma resposta para fazer face à continuidade dos objetivos profissionais e, desde meados de março, milhares de portugueses estiveram em teletrabalho. Muitos funcionários viram as suas vidas alteradas e levaram o trabalho para casa e, cá na DAAT, esta realidade não foi diferente. Como decorreu o teletrabalho na DAAT? O serviço implementou esta modalidade de trabalho recorrendo ao Teams, “Centro para o trabalho em equipa no Microsoft 365”, plataforma utilizada pela Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia (por permitir maior interoperabilidade com correio electrónico, segurança, acessibilidade, suporte e harmonização) e disponibilizada a todos os seus funcionários, através do Office365, de domínio madeira.gov.pt e, na qual, desde o início, foi criada a equipa, dividida por canais, cada um dedicado a um tema ou área de intervenção da nossa equipa. Foram criados os canais: Assistência a Alunos, Folhetos Eventuais, ALi, E-books, Todos podem Ler e, dada a pertinência, são partilhados ficheiros de forma a permitir a cooperação, colaboração e comunicação entre a equipa contribuindo para aumentar a eficiência, eficácia e qualidade na prestação de serviços. Desde o início desta situação, e a fim de poderem ser dadas as respostas às crianças, alunos e adultos que a DAAT acompanha, foram realizados contactos, telefónicos e via email, de forma a fazer um levantamento de quais os alunos que iriam necessitar de tecnologia e produtos de apoio em casa. Depois de feito esse levantamento, todo o material foi devidamente organizado, quer a nível de preparação de hardware, software ou outros produtos de apoio (seja equipamento informático ou outras ajudas para a acesso à informação, como por exemplo manuais digitais, plano inclinado, lápis triangulares, atividades em formato A3), a sua limpeza e desinfeção estiveram asseguradas e foram agendadas as entregas ou recolhas destas ajudas técnicas, a partir dos estabelecimentos de ensino, ou entrega no domicílio, através dos transportes da DRE, ou ainda o levantamento nas instalações da DAAT, com a presença ou não do aluno (apenas nas situações da necessidade de orientações mais específicas). No total foram realizadas 140 assistências à distância ou presenciais. Semanalmente, e sempre que necessário, aconteceram reuniões de equipa. Foram criados 20 folhetos eventuais, com o principal objetivo canalizar informação útil e divulgando, por exemplo: os novos e-books, atividades em símbolos pictográficos, bem como vídeos demonstrativos e aplicações. Foram divulgados e editados os 6 e-books da coleção Leitura Inclusiva, da DRE, que premiaram os vencedores da 4.ª edição do Concurso de Literatura infantojuvenil Inclusiva Todos Podem Ler. Foi igualmente apresentada a Mascote da DAAT, a ALi e criada uma Área de Atividades Lúdicas Interativas online que reúne atividades para serem utilizadas pelos alunos, pais ou professores (puzzles, sequências, sopa de letras, correspondências). Os conteúdos produzidos podem ser encontrados no por tal e nas redes sociais. Vivências de uma equipa em Teletrabalho... “O teletrabalho não chegou a ser um desafio visto não ter existido período de adaptação. Sendo uma equipa com um bom domínio na área das tecnologias e com formação a distância recente sobre a Teams, continuamos a nossa atividade profissional a partir desta plataforma, do correio eletrónico e dos contactos telefónicos de forma a reduzir ao mínimo a atividade presencial (entrega de equipamentos informáticos, livros adaptados ou produtos de apoio para posicionamento). Procuramos manter uma dinâmica que possibilitasse agilizar e manter os serviços prestados com a maior segurança. Atendendo a situação de confinamento, promovemos a criação de conteúdos interativos e lúdico-didáticos sobre este tema, mantendo a assistência técnica a equipamentos informáticos e produtos de apoio, a produção de livros em braille, envio de manuais digitais e help desk a alunos, docentes e encarregados de educação. Visto a interação física estar comprometida e o distanciamento instalado colocamos a ênfase na necessidade de clarificar e mediar a comunicação de forma a criar sinergias que permitissem vivenciar este período com eficiência, eficácia, colaboração e cooperação e o sentimento que o trabalho e discussões de equipa são determinantes na inovação, criatividade e qualidade dos serviços prestados”. (Graça Faria) “Em relação aos aspetos positivos deste teletrabalho tenho a destacar que apesar de ter sido à distância, os acompanhamentos correram bem, tendo superado as expetativas, pois tendo em conta que não estávamos com o aluno/docente/encarregado de educação a interação e a intervenção com os mesmos podia ficar prejudicada, o que não aconteceu. Por sua vez, o teletrabalho foi um desafio, quer em reorganizar os hábitos de trabalho quer na gestão do tempo, uma vez que decorreu no ambiente casa, o que poderia dificultar a gestão, pois nem sempre é fácil separar a vida pessoal da profissional e pensar que neste horário seremos só o profissional, mas mais uma vez superou as expetativas e foi correndo bem. Por outro lado, os aspetos menos positivos é que a probabilidade do horário de trabalho se prolongar é grande, porque como estamos em casa acabamos por ir “fazendo” para lá do tempo e acabamos por estar sempre disponíveis”. (Andreia Pinto) “Um dos aspetos positivos no teletrabalho é o facto de podermos estar em casa, de preferência em família. Temos menos gastos de deslocação, economizamos na gasolina e no estacionamento. Para o serviço também há benefícios, a maioria das pessoas utilizam os seus equipamentos eletrónicos (computadores, telemóveis), etc. Reconheço que o facto de estar em casa, permite-me fazer algumas coisas que gosto, como: ler, escrever, organizar melhor e utilizar os espaços de casa, cultivar e cuidar da horta/plantas. O desafio maior é achar o limite: quando me vou desconectar? Porque no fundo estou disponível, quando toca o telemóvel, quando entra um email, há todo um conjunto de sinais/alarmes que nos deixam em estado de ação: «deixa ver o que é?»”. (Ana Leitão) “O contexto de natureza excecional que está a ser vivido atualmente conduziu-nos, de forma acelerada, ao mundo do teletrabalho. É certo que não foi inventado agora, mas nunca se recorreu tanto a ele… e que tem vindo a ser profícuo e útil, dadas as circunstâncias, tem…, ainda que desafiante, efetivamente tem… Enquanto teletrabalhadora-mãe, se me permitem a expressão, sublinho a dificuldade na gestão do tempo dada a sobrecarga de tarefas domésticas e familiares que nos levam muitas vezes a ter de trabalhar (profissionalmente) noutros horários (e quando tal é possível, pois depende do tipo de tarefa que está em mãos...). E confesso que esta simultaneidade de tarefas, ora domésticas ora profissionais, é particularmente desgastante. Mas, no geral, o teletrabalho demonstrou ser uma ferramenta eficaz para manter a produtividade e, com esforço de todas as partes, conseguimos atingir os objetivos”. (Sílvia Silva) “O teletrabalho entrou nas nossas vidas de forma algo inesperada e repentina para muitos de nós, o que causou um grande impacto e uma adaptação a uma nova realidade. Isso fez-me criar novas rotinas e aprender com elas, tendo a necessidade de me ajustar à medida que o tempo vai decorrendo. Senti que a fronteira existente entre o trabalho e a vida particular deixa de existir, pois surgem questões, realização de procedimentos e acompanhamentos a praticamente qualquer hora do dia. Na comunicação com os demais, colegas de trabalho, docentes especializados, alunos, encarregados de educação, apesar da boa vontade e disponibilidade de todos, falta o contacto mais humano e presencial e não somente o contacto por email ou telefonema. Existiram aspetos positivos claro, como a poupança de combustível e o facto de não ter que pagar parque de estacionamento, ajudando assim, as minhas finanças e o meio ambiente. Foi e está a ser uma nova aprendizagem de vida, que penso se irá prolongar no futuro, numa situação mista, entre o presencial e o teletrabalho”. (Ivo Secretário) “Aspectos positivos - Foi um grande desafio, ter de dar a melhor resposta às muitas solicitações (utentes e colegas) sem os melhores recursos, tive de aprender a fazer mais com menos! Apesar da dificuldade considero um desafio realizado com sucesso. Aspectos negativos - Aumento da carga de trabalho dos profissionais da área de informática, e a dificuldade em não exceder o horário de trabalho de forma a dar resposta a todas as solicitações”. (Tiago Abreu) “Trabalhar a partir de casa e à distância de cliques não é muito fácil. Teclas de atalho são a forma predominantemente aconselhadas para prestar apoio às pessoas que me solicitam. Tenho contado com o apoio imprescindível do meu colega Tiago, que sempre e sempre me tem apoiado”. (José Rocha) “De uma perspetiva geral o teletrabalho traz vantagens em termos de poluição, trânsito e qualidade de vida. Reduz o tempo passado em viagem e providencia um ambiente familiar para trabalhar. Esta nova experiência trouxe condições para podermos proceder, por exemplo, à formação exclusivamente online resolvendo assim alguns problemas de deslocação e estacionamento que padecemos no nosso querido edifício dos Ilhéus. Penso que o principal foi isto, toda a gente teve de se atualizar e informatizar, agora existem as condições para fazermos mais contudo, na minha opinião, o ideal seria uma mistura dos dois tipos”. (Fábio Martins) “Aspectos positivos - Maior flexibilidade de horário; Não perder tempo nas deslocações. Aspetos negativos - Auto incutimos a obrigatoriedade de estar sempre on, sempre que ouvimos um “bip” vamos ver a notificação e ficar logo a par do assunto; Conciliar vida familiar e profissional (principalmente com crianças em casa); Falta de relações interpessoais; Saturação de ecrãs; Maior dependência dos alunos; Dificuldade de concentração e posto de trabalho fixo; Falta de recursos materiais para realizar determinadas tarefas”. (Sandra Pais) “Integrei recentemente a equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas e iniciei as minhas funções através do teletrabalho. As novas tecnologias permitem-me estar perto dos colegas e também desenvolver conteúdos online que desafiam a minha criatividade e capacidade de resiliência”. (Glória Pereira) Tempos Estranhos Levam Estabilidade Trabalhos Rotineiros, Administrados por Bytes, Alvoroçam Lares e Habilitam Ordem (Paula Monteiro) "Apesar dos constrangimentos conseguimos dar respostas às solicitações externas e internas e manter o plano de atividades previsto. Uma dinâmica a manter em alternância e continuar a explorar neste período de incerteza.” (Graça Faria) Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Apoio Técnico, da Direção Regional de Educação Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre