Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – novembro 2018 - N.º 66 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação Direcção Regional de Educação Direcção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/Recursos-Especializados/Áreas-de-Intervenção/Tecnologias-Adaptadas Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasadaptadas Tecnologias de Apoio e Comunicação Alternativa abordadas nas Jornadas STEE A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação/Serviço Técnico de Educação Especial (STEE), realizou no dia 12 de outubro, as II Jornadas STEE – ‘Para além dos caminhos a OPORTUNIDADE!’, que decorreram no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes. Num mundo repleto de diversidade, mudanças, diferenças e variedade, bem como transformações, torna-se importante capacitar os profissionais de educação no que respeita às práticas pedagógicas. Neste sentido, este encontro reuniu diversos profissionais de forma a consciencializar para o bem-estar no processo de ensino e aprendizagem e no que, especificamente, à inclusão diz respeito. Do programa, constaram conferências plenárias diversas com convidados, investigadores e especialistas reconhecidos no panorama nacional, pelos papéis desenvolvidos nas áreas da saúde e da educação, designadamente, o psiquiatra, pedopsiquiatra e psicanalista António Coimbra de Matos e o professor de educação especial Joaquim Colôa, do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão e Instituto Português de Psicologia e outras Ciências. Salienta-se a comunicação “Tecnologias de Apoio à Inclusão: uma Abordagem Inclusiva”, proferida pelo engenheiro Luís Azevedo, Diretor-Geral da ANDITEC – Tecnologias de Reabilitação, Lda., intervenção que foi ao encontro da abordagem apresentada pela Dra. Graça Faria, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas – DRE, com o tema “Tecnologias e comunicação acessível na educação”. Esta iniciativa inseriu-se no âmbito das comemorações dos cinquenta anos do Serviço Técnico de Educação Especial, com o intuito de dar a conhecer a realidade deste serviço, de sensibilizar para a problemática das necessidades educativas especiais e de contribuir para a promoção de práticas educativas, numa perspectiva de equidade e de inclusão no contexto da heterogeneidade. Entre outros objetivos, pretendeu-se sensibilizar para a importância das Tecnologias de Apoio e da Comunicação Alternativa, recursos indispensáveis para assegurar a autonomia e segurança de cada um, jovem ou adulto. Em Destaque... Aplicação Google Docs A aplicação Google Docs poderá ser uma mais-valia para alunos com dificuldades na produção escrita. A DAAT sugere o recurso a esta aplicação da Google Chrome que permite, através do reconhecimento de voz, que um aluno realize os seus trabalhos escritos. Para poder utilizar esta aplicação, é necessário que o computador tenha ligação à Internet, sendo igualmente necessário um microfone. É também fundamental criar um endereço de Gmail para poder utilizar esta aplicação. Para accionar o reconhecimento de voz, depois de acedidas a conta Gmail e a aplicação Google Docs, basta seleccionar a opção «Digitação por Voz» (Voice typing), no menu Ferramentas (Tools). Aparecerá o ícone de um microfone que, uma vez accionado, iniciará a captura da voz. No Google Docs, o aluno deve falar pausadamente, tentar articular bem as palavras na verbalização da resposta. Quando terminar, basta clicar novamente no ícone do microfone. A aplicação Google Docs permite guardar a informação produzida em diversos formatos, [no menu Ficheiro (File), comando Transferir como (Download as) seleccionar o formato pretendido]. O Google Docs não procede à pontuação do texto produzido oralmente. Esta acção poderá ser realizada posterior e manualmente com o aluno, contribuindo, deste modo, para o aperfeiçoamento da sua produção escrita. Na EB1/PE de São Filipe, a DAAT dinamiza acção de sensibilização Nos dias 12 e 13 de setembro, na EB1/PE de São Filipe, a DAAT dinamizou duas sessões da acção de sensibilização: Software Adaptado Livre e Gratuito e Alunos com Deficiência Neuromotora na Escola, destinada a 24 educadores e professores daquele estabelecimento de ensino. Ao longo destas sessões, foram apresentados os serviços disponibilizados pela DAAT aos estabelecimentos de educação e ensino, tendo sido igualmente abordada a importância das Tecnologias de Apoio e Ajudas Técnicas para crianças com dificuldades nas diversas áreas e salientada a relevância de uma avaliação de necessidades aos alunos, nesta área, em colaboração com a equipa da DAAT, de forma a facilitar as diferentes adaptações individuais. Foram demonstradas as potencialidades das Tecnologias Adaptadas, nomeadamente, e na primeira sessão, software específico gratuito, como a versão de demonstração do Grid e do Aventuras2, disponíveis online, e outros programas gratuitos: Click-N-Type, Let Me Talk, Histórias adaptadas, JClic, Araword e Arasaac, PT Magic Contact, entre outros. Na segunda acção, as tecnologias apresentadas destinavam-se especificamente a alunos com deficiência neuromotora e com necessidade de acessos alternativos, nomedamente o GRID 2, Tobii, joystick, switch, Tablet para a comunicação (com tabelas de comunicação), entre outras. Os participantes puderam colocar as suas questões, facilitando, desta forma, reflexões sobre a temática e trocas positivas de experiências e conhecimentos. Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre