Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – fevereiro 2019 - N.º 69 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação Direcção Regional de Educação Direcção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/Recursos-Especializados/Áreas-de-Intervenção/Tecnologias-Adaptadas Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasadaptadas O Projecto PT CAA tem o apoio da Fundação PT Sendo a comunicação um aspecto essencial da interacção humana, fundamental na educação e socialização, torna-se imperativo um domínio claro e eficaz das tecnologias que promovam a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), a partir da primeira infância, de forma a que todos possam ter uma socialização e comunicação plenas e, assim, ultrapassar barreiras que as circunstâncias individuais possam apresentar. Neste contexto, surge o Projecto PT CAA - PT Comunicação Aumentativa e Alternativa - que pretende colmatar os constrangimentos, através da aquisição de produtos de apoio/ajudas técnicas e da intervenção directa no meio escolar, com alunos e professores. Assim, e no âmbito deste Projecto, a Fundação PT disponibilizou 4 computadores portáteis, 3 tablets, 1 software de CAA, o GRID 3, bem como alguns periféricos para acesso alternativo, designadamente, 2 joysticks rollers, 1 rato adaptado (TrackBall) e 1 teclado adaptado (Intellikeys). Os objetivos deste projecto são: capacitar crianças e alunos para a utilização de Tecnologias de Apoio (TA) para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA); promover e actualizar os conhecimentos sobre esta tecnologia junto dos educadores, professores, técnicos, pais e outros alunos que integram o contexto diário destes alunos; modernizar o equipamento, por forma a que este esteja tecnologicamente actualizado e permitir uma utilização livre de problemas técnicos. A implementação do projecto está prevista para o presente ano lectivo, a par da mediação, junto dos estabelecimentos de educação e ensino e das crianças e alunos que necessitem deste tipo de tecnologias para a comunicação. A principal incidência reside na adaptação e informatização imprescindíveis para a utilização destas tecnologias. Em suma, estes equipamentos pretendem promover, através da sua modernização e treinamento, melhorar as condições de socialização e comunicação dos alunos, aumentando a qualidade da sua educação e, consequentemente, da sua qualidade de vida. “Vamos Comunicar com Símbolos” A convite das docentes especializadas da EB1/PE da Quinta Grande, a DAAT dinamizou, no dia 20 de fevereiro, dois workshops sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), denominada “Vamos Comunicar com Símbolos”. Estas duas sessões envolveram duas turmas da escola, nomeadamente uma turma de 1.º ano (no turno da manhã) e uma turma de 2.º ano (no turno da tarde). Os participantes tiveram a oportunidade de realizar actividades diversificadas nesta área, designadamente actividades em papel, como a construção de uma história com símbolos pictográficos, exploração de software adaptado na área da CAA, visualização de tabelas e histórias adaptadas em símbolos pictográficos, experimentação de manuais escolares em formato digital, com o software PDF Viewer, entre outras. Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre