Folheto Informativo DAAT Periodicidade Mensal – setembro 2019 - N.º 75 Região Autónoma da Madeira Secretaria Regional de Educação Direcção Regional de Educação Direcção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Página na Web - https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/Recursos-Especializados/Áreas-de-Intervenção/Tecnologias-de-Apoio Facebook - https://www.facebook.com/tecnologiasdeapoioRAM Aplicações para os alunos utilizadores de Tecnologias de Apoio na sala de aula Com a disponibilização de tablets aos alunos de 5.º ano de escolaridade, aconselha-se a instalação das aplicações que contribuem para as suas aprendizens no que concerne às dificuldades de aprendizagem específicas, dificuldades motoras, dificuldades inteletuais e/ou desenvolvimentais. Estes alunos utilizaram na sala de aula, no ano letivo 2018/2019, os produtos de apoio de acesso à leitura e/ou escrita, atribuídos pela Direção Regional de Educação, nomeadamente o software de acesso à leitura Word Read ou Claro Read e os manuais escolares com acesso através do Pdf viewer. As aplicações pesquisadas e testadas nos tablet da DAAT/DRE indicadas para os alunos com dificuldades na leitura e na escrita são as seguintes: Claro Scan Pen - Para a audição de textos, leitura e interpretação da informação, o Claro Scan Pen permite fotografar quaisquer textos impressos ou captar imagens do ecrã, do manual escolar, por exemplo (armazenadas na galeria), possibilitando a audição do texto de forma acessível, uma vez que para escutar o texto, basta destacar, com o dedo ou a caneta, a parte que se pretende ouvir. Screen Master - Dada a necessidade de captação de imagens que aplicação anterior exige e atendendo às especificidades, por vezes menos acessíveis da captura de ecrã dos tablets, aconselha-se a instalação da aplicação Screen Master que permite a instalação de um ícone no ambiente de trabalho e, deste modo, facilita a captação de imagens de forma simples (com dois cliques) e respetivo armazenamento na galeria. Google Docs O Google Docs é um pacote de aplicativos do Google Chrome que disponibiliza um processador de texto. Apresenta um teclado virtual acessível, tem predição de texto, corretor ortográfico e ferramenta de digitação por voz. A ferramenta de digitação por voz, fundamental para alunos com dificuldades na leitura e na escrita, funciona com a ativação do microfone, seja do DOC seja no Samsung Note. Para o envio e receção de trabalhos de casa para o email do professor, o aluno tem acesso ao seu Gmail. O Google Docs permite igualmente a criação de um caderno diário nas várias disciplinas, armazenado na drive do Google Docs, que estará sempre associada à conta Gmail, sendo, portanto, necessário uma conta de email Gmail e acesso à internet. Acesso que é igualmente necessário para a Escola Virtual existente nas salas de aulas. O seu teclado virtual é confugurável, por exemplo para a Baixa Visão, podendo o contraste e alteração das cores serem ajustados às características de cada aluno. Os trabalhos podem ser acedidos em qualquer computador ou tablet, a partir da sua conta Gmail. Serviços disponibilizados pela DAAT Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de actividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projectos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. Promoção e desenvolvimento de projectos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, actividades didácticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (por exemplo, estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redacção, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Apoio Técnico, da Direção Regional de Educação Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital em http://www.madeira.gov.pt/dre