Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – Dezembro 2013 - N.º 12 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/daat » tecnologias adaptadas Em Destaque... ARAWORD - Processador de Texto com Símbolos Pictográficos para a Comunicação Ara Word é um software gratuito disponibilizado no Portal Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa - ARASAAC.Esta aplicação contém um conjunto de ferramentas para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (Ara Suite), nomeadamente um processador de texto que permite que o texto escrito surja simultaneamente com os respectivos pictogramas, proporcionando a criação de materiais e a adaptação de textos para as pessoas que têm dificuldades na área da comunicação funcional. AraWord também é um ótimo recurso a ser usado por utilizadores que estão a adquirir o processo de leitura e escrita. Para operacionalizar o AraWord, existem os pictogramas do banco de dados do Portal ARASAAC, permitindo a utilização de mais de 8000 pictogramas, com os seus significados. Na seguinte ligação http:// www.catedu.es/arasaac/ software.php?busqued a=basico&buscador=2 &id_tipo_software=2 , o utilizador poderá aceder e transferir a aplicação Ara word, bem como o respectivo manual. Exposição 50 Anos... Percursos com História No decorrer da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais 2013, esteve patente ao público de 4 a 10 de dezembro, no Espaço Infoart da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, uma exposição com o tema “50 anos… percursos com história”. Esta exposição, organizada por docentes de EV e ET de diversas instituições (CAO, STEDIM, STSADP), debruçou-se sobre a dicotomia entre objetos lúdico-pedagógicos e tecnologias adaptadas com superficies de exploração técnica artística, na qual esteve latente a função ou a deficiência a que era destinada ou ainda a representação realista visual ou conceptual do objeto por parte dos utentes. Esta teve como objetivo ser um espaço de exploração da linguagem plástica, tornando-se num local de reflexão e contemplação das capacidades criativas das dinâmicas criadas nos diferentes locais de trabalho. Os Vencedores do Concurso “OGIMA - Todos podem ler” Decorreu no dia 3 de dezembro, durante a Sessão de Abertura da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, a entrega dos Prémios do Concurso de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “OGIMA – Todos podem ler”. De um total de 11 histórias a concurso, o júri selecionou os vencedores: 1.º Prémio - Categoria 2 - Valentina Silva Ferreira, com o conto “O Aniversário da Nonô” - Inês Margarida Mota Marques, com o conto “A História de um nome” Menção Honrosa – Categoria 2 “A breve história de Homero Joaquim, um herói especial”, da autoria de Fátima Ribeiro, Hugo Alves e Roberto Silva, da EBS de Machico 1.º Prémio - Categoria 1 Anabela Gomes da Silva, com o conto “O Jantar da Ovelhinha” Menção Honrosa - Categoria 1 “À Procura de um Pinheiro de Natal”, da autoria de Pedro Joaquim, Artur Corte, Afonso Fernandes e Jénifer Gonçalves, da Vila EB1/PE de S.Vicente Além dos prémios, patrocinados pela Sulog, Papelaria ABC, Alberto Oculista, Papelaria Cartonada e pela Miguel Viveiros Telecomunicações, a quem a DAAT agradece, os trabalhos vencedores serão incluídos num e-book a ser editado pela DRE, através da DAAT. Agradecemos igualmente a todos os concorrentes, que participaram nesta I edição, pelo excelente trabalho realizado. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre