Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – setembro 2014 - N.º 21 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas http://educacaoespecial.madeira-edu.pt/daat » tecnologias adaptadas Em Destaque... Em Destaque... E-book Planeta Luzzul editado pela DRE Brevemente, será lançada a edição da versão e-book Planeta Luzzul, (conto vencedor do Concurso Dá vida à Luzy) da autoria de Délia Caldeira (docente especializada) Ana Paula Abreu, Mafalda Sofia Barreto e Nuno Mendonça, com ilustrações de Richard Vieira e Túlio Cró (Centro de Atividades Ocupacionais do Funchal - Santo António). Esta história original, adaptada em formato digital pela DAAT, alcançou o primeiro prémio e foi fruto da participação no concurso Dá vida à Luzy que se destinou a premiar a melhor história sobre a mascote da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (SRPNE - 2012), alusiva à temática da inclusão e das necessidades especiais. A história original já integra uma versão áudio, uma versão em Braille e relevo e uma em negro ampliado. O objetivo da adaptação em formatos acessíveis é divulgar a leitura adaptada às competências das pessoas com Necessidades Especiais. Atendendo à expansão da Sociedade de Informação, os livros em formato digital permitem um acesso facilitado a qualquer leitor. O que fazemos... Parte 1 A equipa da DAAT tem como “objetivo” realizar as iniciativas necessárias para que as pessoas com necessidades especiais possam usufruir de forma plena dos benefícios dos equipamentos, dos produtos de apoio, dos conteúdos e materiais adaptados e das tecnologias de informação e comunicação, como fator de integração familiar, escolar, social e de melhoria da respetiva qualidade de vida. De acordo com o ponto 1 do artigo 34.º do Decreto Legislativo Regional n.º 33/2009/M, “Sempre que necessário deverão existir tecnologias de apoio e adaptações tecnológicas enquanto dispositivos facilitadores, destinados a potenciar a funcionalidade e a reduzir ou compensar a incapacidade da criança ou jovem, permitindo a acessibilidade, a mobilidade, o desempenho de atividades e a participação plena nos domínios da aprendizagem e da atividade profissional e social”. O ponto 2 do referido artigo refere ainda que “Caberá aos centros especializados na área das tecnologias de informação e comunicação/ adaptações tecnológicas avaliar as crianças e jovens que necessitem deste tipo de dispositivos na sua atividade diária, nos diferentes domínios”. No ano letivo 2013/2014, a DAAT enquanto Centro de Recursos e Avaliação Especializada, avaliou as necessidades de tecnologias adaptadas de 112 novos alunos/utentes, por solicitação dos respetivos docentes especializados, encarregados de educação, serviços de saúde, Instituições particulares de solidariedade social (IPSS), diretores de turma, estabelecimentos de educação e ensino públicos ou privados, escolas profissionais, Serviço Técnico de Formação Profissional e Centros de Atividades Ocupacionais. Em colaboração com as equipas dos CAP, acompanha nos estabelecimentos de educação e ensino, hospitais ou instituições 342 alunos/utentes com deficiências ou incapacidades e foram implementadas 1808 medidas, ajudas técnicas, adaptações de contexto e/ou conteúdos acessíveis. No atendimento aos alunos/ utentes (gráfico), são igualmente facilitadas orientações técnicas a professores, educadores, técnicos de apoio e famílias, com o objetivo de aumentar a funcionalidade no uso das ajudas técnicas. Bibliografia: Decreto Legislativo Regional n.º 33/2009/M DAAT dinamiza Ação de Sensibilização no âmbito do Curso Prestação de Cuidados Domiciliários da Escola da APEL A DAAT dinamizou nos dias 24 e 25 de setembro uma Ação de Sensibilização “Acessibilidade, Comunicação e Tecnologia s de Apoio/Ajud as Técnicas” a cerca de 60 formandos do Curso Prestação de Cuidados Domiciliários - ação 3, na disciplina Prestação de Cuidados Domiciliários. Este curso, promovido pela Escola da APEL, está inserido no projeto de formação INCLUIR E INTEGRAR MAIS, destinado a adultos desempregados, com os objetivos de promover a melhoria das condições de vida das pessoas e grupos sociais em situação de maior desfavorecimento ou exclusão social, desenvolvendo competências pessoais e sociais, forma a facilitar a sua inserção socioprofissional, bem como promover a empregabilidade e incentivar a inserção profissional de adultos desempregados. No decorrer da ação de sensibilização, os formandos assistiram à projeção de diapositivos alusivos ao tema, videos exemplificativos das ajudas técnicas e equipamentos existentes na sua generalidade e puderam igualmente entrar em contacto com os diferentes tipos de produtos de apoio e ajudas técnicas para as diferentes áreas de intervenção, enquanto dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade, a reduzir ou a compensar a incapacidade ou a atenuar as suas consequências, bem como a permitir o desempenho de atividades e a participação na vida familiar, escolar, profissional ou social. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira-edu.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre