Folheto Informativo daat Periodicidade Mensal – março 2018 - N.º 59 Região Autónoma da Madeira l Secretaria Regional de Educação l Direção Regional de Educação Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados l Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas http://www.madeira-edu.pt/dre » tecnologias adaptadas http://www.facebook.com/ tecnologiasadaptadas Em Destaque... Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler” 4.ª edição - 2018 Até ao dia 5 de novembro de 2018 podem ser apresentadas as candidaturas ao Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “Todos Podem Ler”. A participação da sua escola/instituição/pessoa individual na criação de livros em formatos acessíveis a todos os alunos, assim como de outras instituições/pessoas interessadas, é muito importante! Até ao momento, a coleção eBooks-Leitura Inclusiva, que integra as obras editadas no âmbito das 3 edições deste Prémio, atingiu os 12646 downloads. Endereço do concurso:todospodemler@gmail.com Consulta do Regulamento do concurso em: www.madeira-edu.pt/dre>>Tecnologias Adaptadas Para mais informações: daat.dre@madeira.gov.pt Ação de Formação “Iniciação à Grafia Braille” Decorreu nos dias 12, 13, 14 e 16 de março a Ação de Formação “Iniciação à Grafia Braille da Língua Portuguesa”, destinada a Docentes, Técnicos Superiores e Encarregados de Educação, tendo sido orientadas pelas formadoras Fabíola Alves, Adriana Rodrigues e Otília Henriques, da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas, num total de 12 horas. Esta ação teve como objetivos: Conhecer Louis Braille e a história do Braille; Conhecer as máquinas de escrita Braille (a máquina Perkins Brailler e a máquina Mountbatten Brailler); Adquirir noções da Grafia Braille da Língua Portuguesa; Proporcionar formação específica e contínua aos Docentes, Técnicos Superiores, Encarregados de Educação, de modo a promover a mudança de práticas profissionais apoiada em materiais, garantindo a qualidade da intervenção e rentabilizando recursos; Sensibilizar para a importância da grafia Braille na comunicação e aquisição de conhecimentos das crianças e alunos cegas. A grafia Braille é indispensável na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos cegos ou com baixa visão grave, para o seu desenvolvimento, integração e inclusão educacional, social e profissional, tornando-se relevante e pertinente a sua aprendizagem a todos aqueles que acompanham estes alunos no contexto sócio-familiar e no escolar. No âmbito do projeto Todos Podem Ler estivemos na EB1/PE de Gaula No dia 5 de março, no âmbito do projeto “Todos Podem Ler”, a equipa da DAAT dinamizou a Ação de Sensibilização “Livros e Conteúdos em Formatos Acessíveis”- na E1/PE Clemente Tavares, para 19 alunos do 4.º ano de escolaridade e os seus professores. Salientamos que este Projeto tem como objetivos: desenvolver boas práticas de promoção da leitura inclusiva, tendo sempre em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos; dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis - Braille, Negro Ampliado, LGP, Áudio, Leitura Fácil e Símbolos Pictográficos; demonstrar como divulgar e abordar, de forma acessível, conteúdos relacionados com diferentes temáticas. Assim, uma vez mais, foram demonstrados os kits fornecidos pela DAAT/DRE às bibliotecas escolares com livros e conteúdos adaptados em formatos acessíveis e foram explorados diversos equipamentos informáticos bem como as Soluções Especiais PT, software que pretendem tornar as bibliotecas escolares mais inclusivas. Serviços disponibilizados pela DAAT A Avaliação, intervenção e acompanhamento junto de alunos e outras pessoas para efeito de utilização de ajudas técnicas/tecnologias de apoio adaptadas às suas necessidades especiais. A Formação de docentes, técnicos, alunos, outras pessoas com necessidades especiais e as suas famílias na utilização de software e/ou hardware específico. A Adaptação de materiais/equipamentos facilitadores da autonomia pessoal e da integração social e escolar. A Gestão, manutenção e cedência de ajudas técnicas/tecnologias de apoio aos estabelecimentos de educação e ensino regular e especial, centros de atividades ocupacionais, à família, aos adultos em readaptação profissional, entre outras solicitações. A Acompanhamento de serviços e/ou estabelecimentos que desenvolvam projetos no âmbito das ajudas técnicas e tecnológicas adaptadas a alunos/utentes com necessidades especiais. A Promoção e desenvolvimento de projetos ligados ao ensino à distância para alunos impossibilitados de frequentar a escola de forma presencial. A Produção de conteúdos de apoio ao currículo em formatos acessíveis para alunos: deficientes visuais, deficientes motores, dificuldades de aprendizagem ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A Produção de conteúdos adaptados – tabelas de comunicação, atividades didáticas em formato digital, grelhas para teclados de conceitos, textos em Braille, relevo ou ampliação para os serviços de educação, os serviços da administração pública, bem como outras entidades ou particulares. A Elaboração de pareceres sobre condições de acessibilidade física (p.e. estabelecimentos de educação e ensino, domicílios), informática, Web, conteúdos digitais ou outros conteúdos adaptados. A Articulação ou troca de experiências com serviços de saúde, segurança social, IPSS, associações, centros de investigação, assim como outros centros de recursos TIC para a educação especial. Redação, Grafismo, Paginação e Fotografia: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas Revisão: Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas / Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados Morada: Rua dos Ilhéus, n.º 1-C R/C, Esq. 9000-176 Funchal Telefone: 291 744 085 Email: daat.dre@madeira.gov.pt Disponibilizado em formato digital http://www.madeira-edu.pt/dre