Pesquisar

790 mil euros em projetos aprovados para a Agricultura Biológica

12 projetos aprovados no valor de 790 mil euros. 31-10-2016 Agricultura e Desenvolvimento Rural
790 mil euros em projetos aprovados para a Agricultura Biológica Num primeiro balanço feito à evolução do Plano Estratégico para a Agricultura Biológica, a secretaria regional de Agricultura e Pescas considera estarem alcançados os primeiros objetivos. 
Para já, e ao abrigo do PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira, já estão aprovados 12 projetos num valor que ronda os 790 mil euros. Um número que mostra a importância que este modo de produção vem tendo junto dos agricultores, ainda mais quando comparado com o ano anterior onde não houve qualquer investimento nesta área suportada pelo quadro comunitário. 
Para Humberto Vasconcelos este renascer da agricultura em modo de produção biológico na Região está de acordo com o que está plasmado no plano estratégico. “Tivemos que reorganizar o sector. Neste momento temos um rumo traçado e sabemos para onde vamos” explica o secretário regional que vê no apoio técnico um dos grandes culpados para a realização destes investimentos nesta área. “Enquanto em 2015 tivemos um total de 26 visitas de assistência técnica de apoio ao agricultor, em outubro deste ano esse número já é de 81. O apoio técnico de proximidade é fundamental e estamos a estudar medidas para que ainda seja mais frequente”, disse o governante com a tutela.
Recorde-se que um dos desafios maiores do Plano Estratégico passa por transformar a agricultura do Porto Santo toda ela em modo de Produção Biológico pelo que este ano já foram realizadas visitas de apoio pelos técnicos da secretaria existindo já alguns agricultores com planos de conversão em execução.
De um modo geral pretende-se que a agricultura biológica na Região possa por aumentar anualmente a área de produção em 7% e o número de agricultores em 10%.
O mercado dos produtos biológicos na Europa representa já mais de vinte biliões e euros com taxas de crescimento na ordem dos 10%. Todos os anos mais de 500.000 hectares de superfície agrícola convertem-se ao Modo de Produção Biológico na União Europeia.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.