Pesquisar

Governo Regional espera manutenção de quota no peixe-espada

União Europeia prevê reduções na ordem dos 20% em 2017 e 2018 14-11-2016 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Governo Regional espera manutenção de quota no peixe-espada “Não podemos ser penalizados pelo tipo de pesca que temos”. A reacção do secretário regional de Agricultura e Pescas à margem da entrega de prémios da I edição do evento “24 horas a Pescar – Do Mar para o Prato” que teve como grande vencedor o Grupo de Amadores de Pesca da Região Autónoma da Madeira. 
Referindo-se ao peixe-espada pescado na Madeira e as suas repercussões para a vida económica de algumas famílias, Humberto Vasconcelos fez saber aos jornalistas presentes, que tem mantido conversações com Lisboa no sentido de fazer força para que a União Europeia não concretize o desejo de reduzir as quotas de peixe-espada na ordem dos 20%.
“Não é possível aceitar aceitar de ânimo leve qualquer tentativa de baixar as quotas. A intenção é excessiva e estamos preocupados. Somos defensores que devemos manter os números de 2016 e somos defensores que se abra a quota para o tubarão de profundidade” sublinhou o secretário com a tutela.
Recorde-se que neste momento a Madeira tem uma quota de pesca de 2826 toneladas e a União Europeia prevê uma redução na ordem dos 20% em 2017 e 2018. Caso este cenário venha a acontecer, em 2018, pela primeira vez, as oportunidades de pesca serão inferiores ao nível médio de capturas dos anos recentes que ronda as 1900 toneladas.
Já em relação ao tubarão de profundidade está previsto uma quota na ordem das 10 toneladas a dividir pelas áreas onde se captura este peixe, sendo este número inferior ao pretendido. 
A proposta transmitida pela Região é de manter as quotas de 2016 e a abertura à pesca do tubarão de profundidade em 7% do peixe pescado por barco por se considerar ser um “recurso estável”.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.