Pesquisar

Banana da Madeira defendida a uma só voz

Humberto Vasconcelos esteve recentemente reunido com vários produtores da banana que estiveram em Canárias para estudar o sector naquela localidade. 24-02-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Banana da Madeira defendida a uma só voz “A Banana da Madeira deve ser defendida a uma só voz. É esse o nosso trunfo para o mercado exterior. Se formos unidos o preço da banana continuará a crescer como tem acontecido até agora”. Palavras do secretário regional de Agricultura e Pescas na Ponta de Sol perante cerca de 40 produtores de banana que estiveram recentemente em Canárias, numa deslocação que serviu para conhecer a realidade da cultura naquele arquipélago.
Na intervenção Humberto Vasconcelos realçou que o sucesso da Banana da Madeira passa pela empresa pública (GESBA). “Uma empresa sólida, que paga a horas e que defende os produtores. No Verão conseguimos pôr cerca de 130 toneladas por dia em Lisboa graças ao trabalho da empresa pública” disse o secretário da tutela adiantando que outros produtos regionais deveriam ser comercializados de igual forma.
Aos produtores presentes recordou que em 2016 a produção ultrapassou as 20 mil toneladas apesar da ajuda por parte da União Europeia apenas contemplar uma produção de 18 mil toneladas. “Atingimos as 18 mil toneladas em Outubro e foi a empresa pública que teve que adiantar cerca de um milhão de euros para manter o preço a pagar. O pagamento por parte da GESBA apenas vem demonstrar a correta e eficaz gestão que é confirmada pelo Tribunal de Contas” terminou Humberto Vasconcelos”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.