Pesquisar

Protocolo reforça segurança alimentar

Secretaria Regional de Agricultura formalizou um protocolo que reforça a segurança alimentar na Região Autónoma da Madeira. 14-03-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Protocolo reforça segurança alimentar As Secretarias Regionais de Agricultura e Pescas e da Economia, Turismo e Cultura, através respetivamente da Direção Regional de Agricultura (DRA), e da Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE), celebraram recentemente um Protocolo de cooperação.
A formalização deste Protocolo, decorreu do facto de a DRA e da ARAE, conquanto com diferentes grau e poder de intervenção na cadeia agroalimentar, considerarem necessário estreitar as formas de colaboração, com ganhos de eficiência e eficácia operacionais e económicos para ambas as partes, com vista a melhor contribuírem para a proteção da saúde humana e animal e a garantia da segurança alimentar na Região Autónoma da Madeira.
“No fundo trata-se de tirar melhor partido das nossas sinergias em prol da segurança da população”, disse o secretário regional de Agricultura e Pescas alertando para o facto que além da segurança de todos os madeirenses está igualmente em causa a segurança dos milhares de turistas que visitam a nossa região. “Temos uma responsabilidade acrescida”, concluiu. 
Dispondo a DRA de recursos humanos e materiais especializados em análises de diversa tipologia na área da avaliação da segurança agroalimentar, especialmente através do seu Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA) e, como tal, essenciais à execução de planos de controlo e de identificação de certos perigos que possam afetar a saúde pública, com o Protocolo é pretendido melhor apoiar a missão da ARAE na fiscalização do cumprimento da legislação reguladora do exercício das atividades económicas no setor alimentar. 
O protocolo agora celebrado, tem por foco principal aperfeiçoar e ampliar o contributo da Região Autónoma da Madeira para o Plano Nacional de Controlo Plurianual Integrado (PNCPI), o qual decorre do cumprimento da legislação comunitária, designadamente para os seus Plano Nacional de Controlo de Resíduos de Pesticidas em Produtos de Origem Vegetal, e Plano Nacional de Colheita de Amostras em Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais.
No essencial, são enquadradas ações de cooperação nos domínios da colheita de amostras de géneros alimentícios de origem vegetal e ou animal, frescos ou transformados, comercializados na Região Autónoma da Madeira, da realização de análises de microbiologia e de resíduos de pesticidas, bem como da partilha de informação relevante para as áreas de intervenção de cada entidade. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.