Pesquisar

Distintivo certifica poncha regional

Humberto Vasconcelos tem insistido na necessidade de proteger os produtos regionais, nomeadamente a poncha. 17-04-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Distintivo certifica poncha regional Deverá ser brevemente publicado no JORAM a Portaria que cria o distintivo denominado “poncha AQUI é com RUM DA MADEIRA”.
O objetivo principal passa por distinguir os estabelecimentos que utilizem exclusivamente Rum da Madeira na confeção da poncha, através dos processos e com o uso de utensílios tradicionais. Desta forma, além de proteger e distinguir a utilização do Rum da Madeira na produção de poncha ao consumidor final, irá incentivar os estabelecimentos de restauração e similares a participar mais ativamente na valorização das produções agroalimentares regionais.
Os interessados em ter este distintivo, deverão apresentar a sua candidatura através do preenchimento do formulário disponibilizado aos interessados, diretamente na Direção Regional de Agricultura, ou por correio ou por via eletrónica, através do sítio da internet da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.
Segundo fez saber Humberto Vasconcelos, a poncha madeirense já cresceu para fora do mercado regional e torna-se importante diferencia-la pois tem como principal ingrediente a aguardente de cana sacarina (também designada por “Rum da Madeira”) que é um produto com Indicação Geográfica Protegida. “Hoje podemos encontrar a nossa poncha em vários mercados, não só na Região e é importante que continue a ser feita com o nosso rum em vez de outras bebidas destiladas que em nada se assemelham à nossa aguardente”, disse o secretário regional adiantando que os estabelecimentos que se candidatem a este distintivo, além de usarem a matéria-prima regional terão que ter implementado o HACCP e proceder à separação adequada dos resíduos. “Estou em querer que os estabelecimentos vão querer mostrar aos consumidores que a poncha comercializada é a nossa poncha, com o nosso rum. Será uma mais-valia para o comerciante e para o consumidor final”, concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.