Pesquisar

1º Festival do Rum da Madeira

De 18 e 21 de Maio no Largo da Restauração 15-05-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
1º Festival do Rum da Madeira A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM) irá organizar, entre os dias 18 e 21 de Maio, no Largo da Restauração, o 1º Festival do Rum da Madeira. Este Festival contará com a presença de diversos produtores de Rum da Madeira e de outros derivados de Cana Sacarina, e será uma oportunidade única para madeirenses e turistas conhecerem e apreciarem este nobre produto que tem vindo a crescer em termos de quantidade e qualidade nos últimos anos.
O Festival abrirá todos os dias às 11h00, terminando pelas 20h00 nos dias 18 e 21, e pelas 24h00 nos dias 19 e 20 de maio.

Para além da degustação do Rum da Região, haverá uma aposta numa vertente didática e interativa, com a realização de Masterclasses de Rum da Madeira, orientados pelo sommelier Américo Pereira e cocktails com Rum, a cargo da Associação de Barmen da Madeira. Cujos horários serão os seguintes:
18, 19, 20 e 21 de maio, pelas 16h00 – Runs da Madeira;
18 e 21 de maio, pelas 19h00- Cocktails com Runs da Madeira;
19 e 20 de maio, pelas 19h00 – Rum da Madeira e Charutos

A “Rum talk”, programada para as 17h00, do dia 20 de maio, será também um momento único para partilha de experiências e conhecimentos com prescritores internacionais e de renome que se encontram de visita à Região a convite do IVBAM, nomeadamente: Peter Holland, escritor, apresentador, formador e consultor para a Indústria de bebidas Espirituosas e vencedor, em 2011, do Golden Barrel Awards European Rum Blogger of the Year; Thanos Prunarus, fundador e editor da Fine Drinking Magazine e organizador do Athens Rum Fest; Nélson Bernardes, consultor interno de bebidas espirituosas para o grupo Hilton Europa, escreve regularmente para revistas como a Imbibe, Class, The Cocktail Lovers, Drinks Business, Time Out Shanghai, Nobless, Billionaire, entre outras. Atualmente, para além de ser Diretor da revista DrinksDiary®, fornece serviços de Consultoria de Bar e Formação para Bartenders na Europa, com destaque para Portugal continental, Açores e Madeira e Thierry Heins, diretor do Concurso Mundial de Bruxelas – Spirits Selection ; criador e coordenador do Asia Wine & Spirit Forum and Competition – The Silk Route. Organiza diversos eventos relacionados com as bebidas espirituosas. Consultor na Vinopres SA.
Nesta iniciativa, irão participar as empresas produtoras e engarrafadoras de Rum da Madeira: Engenho Novo da Madeira, Lda, J. Faria & Filhos, Lda (Engenhos do Norte), Sociedade dos Engenhos da Calheta, Lda. e por último, participando apenas nos masterclasses, a empresa Florentino Izildo de Gouveia Ferreira. Para além destas empresas, estarão também presentes, com ponto de venda, a Associação de Barmen da Madeira, Madeira Cana Drink e Fábrica de Mel do Ribeiro Seco V. Melim.
Estas ações promocionais são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.