Pesquisar

Albuquerque reitera papel decisivo das Casas do Povo na consolidação da nossa vida coletiva

Presidente do Governo vincou a importância decisiva daquelas entidades no apoio às famílias, aquando da pandemia e, neste momento, na implementação do PROAGES. Uma atuação que decorre da proximidade às populações, disse Miguel Albuquerque, que é importante nas sociedades democráticas. 22-03-2023 Presidência
Albuquerque reitera papel decisivo das Casas do Povo na consolidação da nossa vida coletiva

«É muito importante estimularmos as estruturas mais próximas da população, dando-lhes competências e meios para intervir, no sentido de desempenharem um papel de consolidação da nossa vivência coletiva».

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse hoje, na sua intervenção, na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da ADRAMA – Associação para o Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira que não há, atualmente, ruralidade na Madeira, mas o papel das Casas do Povo é cada vez mais importante.

O Chefe do Governo explicou o porquê de apostado numa estratégia de revitalização do papel e da intervenção das Casas do Povo em 2015, aquando do início do seu primeiro mandato, sustentando, com essa decisão, uma posição contrária àqueles que vaticinavam a morte das Casas do Povo.

«As Casas do Povo são instâncias de proximidade, onde os cidadãos sentem que há facilidade de serem ouvidos, auscultados e de manifestarem as suas preocupações», defendeu Miguel Albuquerque.

«E as estruturas de mediação e de proximidade às populações são cada vez mais importantes nas sociedades democráticas, as quais têm a tendência para o poder e os centros de decisão serem cada vez mais distantes da vida das pessoas», continuou.

Foi pesando estes aspetos que, em 2015, o líder do Executivo reuniu em mais do que uma ocasião com os dirigentes das Casas do Povo e hoje, conforme referiu, «não está dececionado, porque aquilo que tinha pensado se está a realizar».

O governante deu como exemplos concretos, por um lado, o papel decisivo das Casas do Povo no apoio às populações, sobretudo as mais vulneráveis, aquando da pandemia e, neste momento, na efetivação do PROAGES, vincando que é através das Casas do Povo que o Governo Regional consegue melhor aferir e conhecer a realidade das famílias e do que estas precisam.

Miguel Albuquerque enalteceu ainda o trabalho da ADRAMA, não só junto das Casas do Povo, mas também pelo conjunto de projetos de grande significado em termos de desenvolvimento nos concelhos da sua área de atuação.

«Têm sido muito importantes para os empresários, empreendedores e na criação de efeitos multiplicadores nas economias locais» disse.

Referir que Henrique Silva iniciou hoje um novo mandato na ADRAMA.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.