Pesquisar

Governo vai abrir concurso para promoção dos designers

A Madeira está a modernizar o sector do Bordado. Até final do ano será lançado concurso para promoção dos designers, visando o sector, mas também as áreas do mobiliário e da luminária. Anúncio feito durante uma visita à exposição “Mesas da Flor Bordal”, tendo aproveitado para enaltecer o trabalho desenvolvido pela fábrica Bordal. 28-04-2023 Presidência
Governo vai abrir concurso para promoção dos designers

Até final do ano, o Governo Regional vai abrir um concurso para promoção dos designers madeirenses, que irá abarcar os sectores do mobiliário, da luminária e do Bordado Madeira. O anúncio foi feito hoje por Miguel Albuquerque.

O presidente do Governo Regional falava no final de uma visita que fez nesta tarde do dia 28 de abril à sede da empresa Bordal, onde foi inaugurada a exposição de Mesas da Flor Bordal, que terá lugar de 28 de abril a 19 de maio de 2023.

O governante realça que essa será «uma oportunidade parasse premiar não só os nossos designers, mas também para ajudar na promoção dos produtos e dos resultados desse design, como será o caso do Bordado Madeira».

Neste momento, a Região, conforme explicou o líder madeirense, está a estabelecer parcerias com alguns dos principais promotores nacionais do design. «Será algo que queremos desenvolver em colaboração com a Associação dos Jovens Empresários da Madeira, com a indústria da carpintaria e também com as empresas da luminária. Para além da Universidade da Madeira», acrescentou.

Durante a visita, Miguel Albuquerque fez ainda questão de elogiar a exposição e a iniciativa da Bordal, enaltecendo, sobretudo, a associação entre a Festa da Flor e o Bordado Madeira: «Queria congratular esta empresa produtora de bordado, que é uma empresa inovadora, moderna, que tem tentado enquadrar a arte do bordado Madeira nas necessidades dos nossos consumidores».

O governante disse ainda que aquela associação à Festa da Flor é muito feliz e que a exposição de mesas é também mais uma atratividade da Festa da Flor, «sendo certo que faz todo o sentido associar o Bordado Madeira à Flor e à Festa da Flor, «que é uma festa de um mês e com grande impacto no mercado externo da Região, com grande atratividade e com ocupação na ordem dos 94%».

«Faz todo o sentido que as empresas associem esta grande marca que é a Festa da Flor aos seus produtos, rematou.

Confrontado com a falta de mão-de-obra no sector, Miguel Albuquerque disse: «Interessados no que se fazia antigamente ainda bem que não estão, porque o trabalho que antes se fazia era muito penoso e mal remunerado.».

A ideia passa, reforçou, agora por modernizar o sector do Bordado, introduzirmos o design e criar valor acrescentado no produto, que tem sofrido uma transformação bastante acentuada.

«Nós, neste momento, temos alguns designers de moda a usarem o Bordado Madeira e há um conjunto de pequenas peças, mais acessíveis e com designers a elas associados», recordou, a concluir.

Nesta exposição, localizada na sede da Bordal, na Rua Fernão de Ornelas, estão a ser juntos os bordados da Madeira que são essencialmente flores, à Festa da Flor, um dos eventos mais importantes na Madeira.

Foram desafiados 3 designers que colaboram com a empresa desde a primeira edição das ‘Mesas de Natal com Bordado Madeira’. Desta forma, estão visitáveis três mesas decoradas por Lília e João Paulo Gomes, por Nini Andrade Silva e por Graça Reis.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.