Pesquisar

“20 orquídeas antigas da Madeira” tem tudo para ser livro de sucesso

Miguel Albuquerque diz que o livro “20 Orquídeas Antigas da Madeira”, de Pedro Spínola, com ilustrações de Elisabete Henriques, tem tudo para ser um grande sucesso e foi uma grande ideia. 18-05-2023 Presidência
“20 orquídeas antigas da Madeira” tem tudo para ser livro de sucesso

O presidente do Governo Regional falava, no final da tarde desta quinta-feira, na placa central da Avenida Arriaga, onde decorre a Festa da Flor. E onde foi apresentada uma obra que vai ajudar a divulgar e a recuperar o gosto dos madeirenses pelas flores antigas, «as que fazem parte da nossa identidade cultural, do nosso imaginário, dos nossos odores, da nossa vivência individual e coletiva».

O governante diz que todas as orquídeas retratadas no livro de Pedro Spínola e outras mais fazem parte das nossas tradições e raízes, salientando que «esta é uma forma muito importante de colocar a botânica no centro das atenções das pessoas».

«A botânica é hoje vista de uma forma secundária e deveria ser sempre central nas nossas vidas. Deve fazer parte da nossa educação e da nossa cultura», defendeu, a propósito.

Neste sentido, sublinhou que «o Pedro teve uma belíssima iniciativa, ao recrutar um talento e uma capacidade artística como a da Elisabete», com quem trabalhou, como recordou, na CMF, lembrando trabalhos magníficos da ilustradora.

Por outro lado, «teve também a inteligência a inteligência de editar um livro sobre orquídeas antigas da Madeira, que fazem parte do nosso imaginário, da nossa cultura e que são centrais na nossa vivência individual e coletiva».

Algo que, reforça, o deixou muito satisfeito e convencido do sucesso que o livro terá, até a avaliar pela grande plateia que se encontrava a assistir à apresentação, «pouco comum quando se apresentam livros sobre plantas».

A outro nível, lembrou que o Pedro Spínola, «que é hoje um dos maiores especialistas nacionais em orquídeas», criou duas orquídeas novas.

«Eu acho que uma forma de estimular a criação de novas coleções é expô-las. Aquilo que não se vê, na nossa sociedade, não existe. Dai termos optado por no centro expositivo de plantas exóticas, a criar no Jardim Botânico, vamos disponibilizar uma ala para exposição de híbridos de produtores madeirenses. Estou convencido que entre eles estará o Pedro e algumas das suas orquídeas», sublinhou.

Miguel Albuquerque aproveitou ainda para enaltecer duas outras flores, da sua preferência: as roseiras e as gerberas, mas as antigas da Madeira, não as atuais, importadas.

«Uma das coleções que fiz, na Madeira, durante alguns anos foi de gerberas antigas na Madeira. Tinha uma coleção bem conseguida. São mais pequenas, são mais bonitas e essas gerberas tendem a desaparecer. Faço um apelo a que gosta de botânica para que ajude a manter e a preservar as antigas gerberas da Madeira», concluiu.

Pedro Spínola é especialista em orquídeas, colecionador e responsável pela criação de dois novos híbridos com registo no Royal Horticultural Society, autoridade internacional para o registo destes novos híbridos: Dendrobium Charme de São Vicente, uma nova espécie de orquídea criada em honra do concelho de São Vicente; Epidendrum Ribeira Brava Flamedropm, criada em honra do concelho da Ribeira Brava.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.