Pesquisar

Cebola do Caniço terá em breve registo de Denominação de Origem Protegida 

Miguel Albuquerque disse que o registo DOP da Cebola da Madeira, uma aposta do seu Executivo, vai permitir distinguir a Cebola do Caniço da cebola importada, valorizando, assim, o produto regional face aos demais. Presidente do Governo assistiu hoje ao cortejo etnográfico da Festa da Cebola, no Caniço  21-05-2023 Presidência
Cebola do Caniço terá em breve registo de Denominação de Origem Protegida 

«Nós estamos a fazer o processo de Denominação de Origem Protegida da Cebola da Madeira e, a partir daí termos a possibilidade de distinguir da cebola importada, valorizando, assim, este produto regional, com a possibilidade de conferir um preço mais elevado.» 

As palavras do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que participou, nesta tarde de domingo, na Festa da Cebola, no Caniço, onde assistiu ao Cortejo Alegórico alusivo à Cebola. 

Na ocasião, a par do cortejo «magnífico», o Chefe do Governo sublinhou a aposta do Executivo, através da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural na promoção do registo DOP da Cebola da Madeira, reiterando, desta forma, o apoio aos agricultores que se dedicam à produção daquele produto, independentemente de anos, como o atual, em que a produção é afetada pelas condições climatéricas.  

O caderno de especificações foi realizado por técnicos daquela secretaria regional, que procuraram demonstrar que a denominação Cebola da Madeira é utilizada na Região para designar um produto específico, que possui características próprias, que estão relacionadas com a área geográfica da sua produção, e que comprova de que forma as características deste produto se devem à área geográfica. 

A Festa da Cebola tem por objetivo promover e preservar este produto tradicional e o seu modo particular de produção, dando a conhecer pratos típicos e outras iguarias regionais confecionadas com esta produção. 

O programa inclui o já tradicional cortejo alegórico e o leilão de lotes de cebola. 

No desfile etnográfico participaram, para além dos agricultores com os seus produtos, cerca de 700 crianças das escolas básicas do 1º Ciclo da Vargem, da Assomada e das Figueirinhas, assim como escuteiros da Assomada e um grupo de professores da escola do Caniço. 

Na sua intervenção, Miguel Albuquerque disse que a participação das crianças do 1º ciclo no cortejo deve ser reconhecida, assim como o trabalho realizado nesse sentido por pais, professores e demais comunidade educativa. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.