Pesquisar

Produção de cereja sobe

Fatores climáticos e assistência técnica foram determinantes para o crescimento que este ano deverá situar-se nas 200 toneladas. 12-06-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Produção de cereja sobe A produção de cereja deverá ser maior este ano devendo a sua produção aumentar das 85 toneladas registadas em 2016 para as cerca de 200 toneladas este ano.
Isso mesmo foi verificado no âmbito dos serviços de assistência técnica agronómica que a Direção Regional de Agricultura presta aos agricultores do concelho de Câmara de Lobos, onde estão localizadas as maiores freguesias produtoras de cereja da Região, nomeadamente Jardim da Serra e Curral das Freiras, onde se constata que a produção de 2017 está sendo muito mais favorável do que o registado em 2016.
As cerejeiras tiveram uma boa floração, e o vigamento das variedades regionais (cereja miúda) foi muito bom. Na cerejeira grada o vingamento foi menor, porque na época da sua floração ocorreram nevoeiros, chuva e vento.
Relativamente aos ataques da Drosophila Suzukii, conhecida por “mosca de asas manchadas” ou “mosca do vinagre”, é a praga que mais prejuízos provoca à cereja, pois faz as posturas nos frutos tendo como consequência a podridão dos mesmos, este ano estão em níveis inferiores comparativamente ao ano anterior. 

As melhorias registadas ficaram a dever-se: 

•       a fatores técnicos – os agricultores estão muito mais sensibilizados para o controlo desta praga, adotando os aconselhamentos veiculados pela Direção Regional de Agricultura (foram realizadas várias ações de sensibilização junto dos mesmos), a colocação de armadilhas – garrafas mosqueiras, ao longo de todo o ano: a retirada dos frutos que ficam no solo recorrendo a animais, por exemplo a galinhas: a aplicação dos tratamentos fitossanitários homologados para o combate à praga;

•        a fatores climáticos – o período de frio foi mais prolongado. 
Se mais agricultores participarem integradamente no combate à “mosca das asas manchadas”, e as condições climáticas sejam as normais, será possível retomar, no médio-prazo, os valores do potencial do cultivo atual (225 e 250 toneladas). 
A juntar a este cenário mais favorável (ou de recuperação), há a registar um aumento da cotação da fruta em 2017, que se tem situado à volta de 1,90-2,00 €/Kg, resultado de uma maior qualidade da produção (frutos de maior calibre e sãos).

A cultura da cerejeira envolve 415 agricultores, ocupando uma área de cerca 64 hectares. 
Mais de 95% das explorações de cerejeiras (e a mesma proporção para a área) localizam-se no concelho de Câmara de Lobos, no Curral das Freiras, mas, principalmente, no Jardim da Serra, local onde esta cultura se constitui como um verdadeiro “ex-libris” da zona, caracterizando a sua paisagem e toda a componente económica e social das suas populações.
Por ordem decrescente de área de cerejal seguem-se-lhe em termos de importância os concelhos de São Vicente, Funchal, Santa Cruz e Ribeira Brava (Serra d´Água).
As variedades mais comuns são as precoces "Regional" (cereja miúda mas de sabor delicioso, com grande tradição na Região) e "Norberto" (de frutos grados), e as tardias "Van", “Serôdia” ou “Lustrosa” e "Grada de Lisboa". 

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.