Pesquisar

Estudo da ligação Curral – Jardim da Serra apresentado em 2024 

Miguel Albuquerque reiterou o compromisso relativo à nova ligação em túnel e salientou que, para além da infraestruturação, a grande mudança operada pela Autonomia é o acesso à educação e o horizonte de realização das novas gerações da Madeira e do Porto Santo. O Presidente do Governo deslocou-se ao Curral das Freiras, por ocasião da abertura do caminho agrícola da Terra Chã.  03-06-2023 Presidência
Estudo da ligação Curral – Jardim da Serra apresentado em 2024 

«Vamos apresentar, no próximo ano, o estudo para a ligação entre o Curral das Freiras e o Jardim da Serra. E, agora, faz muito mais sentido, uma vez que o Jardim da Serra já tem a ligação da Via Expresso ao Estreito e o Estreito a Câmara de Lobos.» 

O compromisso reiterado esta manhã pelo Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na abertura do caminho agrícola da Terra Chã, no Curral das Freiras. 

«Acho que vai ser muito importante para toda a gente aqui no Curral das Freiras», indicou. 

Na sua intervenção, Miguel Albuquerque deu conta aos presentes da conversa que manteve, com um grupo de senhoras residentes na Terra Chã, momentos antes de discursar, em que estas recordaram a vida dura de outros tempos, subindo mais de mil degraus, com dezenas de quilos de produtos agrícolas às costas. 

O Chefe do Governo disse que aquela imagem retrata a realidade dura, não só das gentes do Curral, como de toda uma Região, outrora pobre, atrasada e hierarquizada, onde a maioria não tinha acesso à escola, à saúde, onde o futuro de cada um estava condicionado ao sítio e à família onde nascia. 

«Encontrei aqui, na Terra Chã, a Leonor, com quem já toquei e tem uma voz maravilhosa. Ela disse-me que quer seguir enfermagem e continuar a cantar. Faz muito bem. Comparar a realidade da Leonor com a de uma pessoa que nasceu aqui há 50, 60 ou há 80 anos é falarmos de dois planetas completamente diferentes», disse o governante. 

«E esta é a grande mudança que fizemos na Madeira», frisou o Presidente do Governo Regional. 

Miguel Albuquerque defendeu, para além de toda a infraestruturação concretizada com a Autonomia, que a mudança «essencial» reside no facto de hoje olharmos para os nossos jovens – os nossos filhos, os nossos netos –, com a certeza de que têm acesso à educação, vivem numa sociedade com igualdade de oportunidades e que podem progredir com o trabalho. 

Referir que o caminho agrícola da Terra Chã, para além de servir uma área agrícola extensa existente no local, visa permitir o acesso automóvel a um elevado aglomerado habitacional, que se desenvolve ao longo do traçado, com uma extensão de 250 metros. 

Por essa razão, foram executadas diversas infraestruturas, nomeadamente rede de rega, rede de distribuição de água potável, rede de drenagem de esgotos domésticos e rede de iluminação pública. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.