Pesquisar

Apresentação dos projetos MARISCOMAC e MACAROFOOD

Projetos visam a exploração sustentável de mariscos e peixes nas águas, costeiras e profundas, da Madeira, Canárias e Cabo Verde, bem como a valorização de produtos da Macaronésia. 13-06-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Apresentação dos projetos MARISCOMAC e MACAROFOOD Foi apresentado no auditório da secretaria regional de Agricultura e Pescas o projetos MARISCOMAC e MACAROFOOD, de que a SRAP, Direção Regional de Pescas, é beneficiária principal no primeiro, e parceiro no segundo.
Os projetos contam ainda com a participação da Universidade de Las Palmas de Gran Canária, beneficiário principal do MACAROFOOD, e da Universidade de La Laguna, bem como de várias instituições da República de Cabo Verde.
O custo total dos projetos é de 465.603,65 € no MARISCOMAC e 624.800,98 €, no MACAROFOOD, comparticipados a 85% pelo FEDER, no âmbito do Programa MAC (2014-2020).
Ambos os projetos estão enquadrados no eixo 2 do Programa: Melhorar a competitividade das PMEs visando o apoio à capacidade de crescimento das PME nos mercados regionais, nacionais e internacionais e nos processos de inovação.
O projeto MARISCOMAC (MAC/2.3d/097): “Desenvolvimento de condições técnico-científicas, formação, transferência de tecnologia e conhecimento, visando fomentar a exploração e comercialização sustentável de mariscos na Macaronésia”, tem como objetivo principal o desenvolvimento de condições técnicas e bases científicas para a exploração sustentável de mariscos e peixes (recursos pesqueiros) nas águas, costeiras e profundas, da Madeira, Canárias e Cabo Verde e sua comercialização. Visa ainda reforçar a transferência de conhecimento e tecnologia para a fileira das pescas, fornecendo bases para o incremento da segurança alimentar, qualidade e inovação neste domínio.
O objetivos principais do projeto incluem o desenvolvimento de condições técnicas e bases científicas para a exploração sustentável de mariscos e peixes (recursos pesqueiros) nas águas, costeiras e profundas, da Madeira, Canárias e Cabo Verde e sua comercialização e transferência do conhecimento e tecnologia adquiridos para a fileira das pescas.
Entre as atividades principais a desenvolver estão a determinação de parâmetros oceanográficos e biológicos dos mariscos com interesse comercial, designadamente moluscos (lapas e caramujos), crustáceos (camarões e sapateira) e peixe carneiro, utilizando tecnologias responsáveis e respeitadoras do meio ambiente.
Pretende-se ainda incrementar o controlo de qualidade e segurança alimentar dos produtos marisqueiros e criar valor acrescentado nas atividades produtivas através da capacitação, ciência, biotecnologia, certificação e eco rotulagem.
O projeto MACAROFOOD (MAC/2.3d/015): “Valorização dos produtos do mar da Macaronésia: turismo, gastronomia e formação”, tem como objetivo principal desenvolver sinergias entre a Ciência e a Gastronomia, dinamizando fluxos de informação TIC para acrescentar valor aos produtos marinhos Macaronésicos e impulsionar o turismo de excelência. O projeto procura ainda criar uma rede de cooperação, boas práticas sustentáveis e sinergias entre a pesca artesanal e a hotelaria para melhorar a sua organização, visibilidade e inserção nos mercados.
Entre as atividades de aplicação direta e melhoramento de tecnologias pesqueiras incluem-se campanha de demostração, transferência e prospeção de peixe-espada preto, com palangre madeirense especializado, em Cabo Verde. Desenvolvimento e teste de pesca seletiva com covos para lagostas costeiras de Cabo Verde. Campanhas de demostração, transferência e prospeção para lagostas costeiras em Cabo Verde e Madeira, realização de jornadas de transferência de conhecimento e tecnologia para os intervenientes na cadeia de valor das pescas.
A transferência de conhecimento/tecnologia, a capacitação de produtos do mar e seu uso responsável na hotelaria e turismo e o emprego de TIC serão assim os pilares deste projeto. Esta estratégia procurará melhorar as PME, favorecendo o seu posicionamento no mercado e a inovação no sector das pescas e sua cadeia de valor.
Além da difusão nos meios de comunicação, dos eventos e jornadas técnicas a efetuar, das publicações e do audiovisual final previstos, o projeto conta com uma página web própria: www.macarofood.org onde divulga as atividades desenvolvidas.
O projeto fornecerá apoio direto às PME’s do sector pesqueiro, fornecendo orientação a armadores de barcos de pesca, cooperativas de pescadores, organizações de produtores de pescado, restaurantes de pescados, peixarias, sociedades/associações gastronómicas, escolas / institutos de hotelaria e turismo e ONGs.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.