Pesquisar

Produção de banana deixa antever ano recorde

Em 2016 foram processados mais de 20 mil toneladas de banana. 13-07-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Produção de banana deixa antever ano recorde

Depois de ter processado mais de 20 mil toneladas de banana em 2016, este ano, a Gesba - Empresa de Gestão do Sector da Banana, pode registar um novo recorde ao nível da produção. Até finais de junho a empresa pública já tinha processado mais de 8,09% (839 toneladas) quando comparado com igual período de 2016.


Certificação


A Gesba tem implementado o sistema de certificação GLOBALGAP (ex-EUREPGAP). Trata-se de uma referência nos sistemas de Boas Práticas Agrícolas (BPA). É uma norma dita "pre-farm-gate" (antes da saída da unidade de produção), o que significa que o certificado abrange toda a produção do produto.
Trata-se de um sistema integrado de garantia da produção desde as explorações agrícolas até à sua comercialização.
O selo GLOBALGAP é uma marca comercial destinada ao uso de empresa para empresa e, como tal, não é diretamente visível para o consumidor final. 
O esquema é aberto aos produtores no mundo inteiro.
Os princípios do esquema GLOBALGAP baseiam-se nos seguintes conceitos:

- Segurança Alimentar: princípios gerais do HACCP;
 - Proteção do Ambiente: Boas Práticas Agrícolas de Proteção Ambiental, de forma a minimizar os impactos negativos da Produção Agrícola no Ambiente;
 - Condições de Saúde, Higiene e Segurança dos Trabalhadores: bem como a consciencialização e responsabilidade quanto a assuntos sociais.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.