Pesquisar

Curso de “Jovem Agricultor” na Escola Agrícola

Em Setembro a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas dará início ao curso de Capacitação de Empresário Agrícola na Escola Agrícola. 14-08-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Curso de “Jovem Agricultor” na Escola Agrícola Terá lugar no início de setembro o curo de “Jovem Agricultor” que será lecionado na Escola Agrícola de São Vicente. Uma oportunidade para os empresários agrícolas que queiram investir na sua formação e que desta maneira podem também usufruir das mais-valias a nível de majoração contemplada no PRODERAM. Este curso de formação profissional específica sectorial de “Capacitação em empresário agrícola” destina-se a jovens agricultores que pretendam assumir pela primeira vez uma exploração agrícola. A formação está dividida em dois graus, sendo que o primeiro é de tronco base e o segundo de um ramo específico (floricultura, vitivinicultura, apicultura; etc).
Esta formação vem de encontro ao estabelecido pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), que estabelece medidas destinadas a aumentar os conhecimentos e a melhorar o potencial humano, designadamente através da formação profissional e ações de informação, incluindo a divulgação de conhecimentos científicos e de práticas inovadoras para pessoas em atividade nos sectores agrícola, alimentar e florestal.
Para o Secretário regional de Agricultura e Pescas, a bertura deste curso é determinante para consolidar o conhecimento agrícola. “Trata-se de uma formação já há muito aguardada e que agora terá lugar na Escola Agrícola da Madeira e a título gratuito. As crescentes exigências de caráter técnico, económico e ambiental que se colocam ao desempenho das atividades agrícola, florestal e agroindustrial na Região exigem um reforço na formação. Só assim teremos uma melhoria de competências dos agentes agrícolas.”
Por outro lado, Humberto Vasconcelos lembrou que a medida 6.1 do PRODERAM (Ajuda ao arranque da atividade para os jovens agricultores) faz pender como uma das condições de elegibilidade a concessão dos apoios previstos, os candidatos possuam aptidões e competências profissionais adequadas as quais podem passar, pela frequência, com aproveitamento, de um curso de formação profissional específica sectorial para jovens empresários agrícolas. “Chegamos a um ponto em que só podemos progredir tendo um conhecimento do sector”. 
O curo de “Capacitação em empresário agrícola” pode ser igualmente frequentado por empresários que se queiram atualizar, nomeadamente na correta aplicação de pesticidas ou adquirirem conhecimentos mais abrangentes na agricultura biológica.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.