Pesquisar

Mercados e centros de abastecimento com mais vendas

Mais agricultores registados nos centros de abastecimento. 06-10-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Mercados e centros de abastecimento com mais vendas Em 2016, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, assegurou o funcionamento das diversas infraestruturas públicas de apoio ao comércio agroalimentar: o Centro de Abastecimento de Produtos Agrícolas do Funchal - CAPA ou Mercado Abastecedor do Funchal e as quatro unidades que integram a Rede de Centros de Abastecimento Agrícola da Madeira (Rede CA): CASAN, CAPRA, CASA e CANHAS.
O CAPA registou 55.832 movimentos de viaturas de operadores em 2016 (+ 8,4%, do que no ano anterior), com um total de 2.600 toneladas de produtos hortofrutícolas. Esta unidade regional, única dedicada em exclusivo a transações grossistas de produtos vegetais frescos, registou 90 novas inscrições nos diferentes segmentos de utentes: na categoria de «Vendedor» - 18 inscrições, na categoria de «Comprador» - 13 e na categoria «Consumidor Final» - 59.
Relativamente às infraestruturas da Rede CA, que disponibilizam serviços de apoio à preparação comercial de produções hortofrutícolas, em 2016 foram colocados nos mercados, um total de 2.703 toneladas de produtos e registaram-se 21 novas adesões de agricultores a estas unidades. O número de utilizadores inscritos na Rede é já de 972 utilizadores. 
Foi dada continuidade ao apoio técnico e logístico à operação dos Mercados dos Agricultores (MA), nos Prazeres, Canhas e Gaula, que contam com uma média anual de 23 agricultores utilizadores. A relevância dos MA, que são polos de venda direta dos produtores aos consumidores finais, é confirmada pelo movimento de mercadorias e respetivo valor transacionado. Em 2016, foi registada a comercialização de 109 toneladas de hortofrutícolas frescos (+ 4 % que em 2016), cujas vendas adicionadas às dos produtos transformados, totalizaram um valor de transações da ordem dos 152.636,30 € (-6% que em 2015).

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.