Pesquisar

IVBAM debate Artesanato da Madeira

No próximo dia 7 realiza-se o seminário - “Artesanato da Madeira – Caminhos de Inovação e Sustentabilidade”. 03-11-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
IVBAM debate Artesanato da Madeira O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM promove, em parceria com o CEARTE – Centro de Formação para o Artesanato e Património, já no próximo dia 7 de Novembro o Seminário intitulado “Artesanato da Madeira – Caminhos de Inovação e Sustentabilidade”, a ter lugar no Auditório da SRAP – Secretaria Regional de Agricultura e Pescas (5º Andar do Edifício Golden Gate).
Considerando que o artesanato enfrenta desafios importantes e tempos de mudança e que as atividades artesanais constituem hoje alternativas de emprego e profissionalização muito estimulantes, que têm vindo a cativar um número crescente de novos artesãos, quer os mais jovens com qualificações superiores e especializadas no domínio das artes, do design, da arquitetura, quer aqueles que encontram no artesanato uma oportunidade de (re)inserção profissional, é de extrema importância motivar o setor para a adaptação aos novos tempos, às novas necessidades e aos novos padrões de consumo, de modo a fazer face aos  consumidores cada vez mais exigentes nos aspetos patrimoniais e estéticos e a um mercado à procura de produtos adaptados a gostos e estilos de vida contemporâneos.
O referido seminário tem como objetivo, indicar caminhos e estratégias de valorização e promoção do Artesanato da Região Autónoma da Madeira enquanto elemento fundamental para a afirmação do território, para o desenvolvimento sustentado do tecido económico e social, para a criação de emprego e riqueza e para a defesa e projeção da identidade da região. 
A iniciativa tem como público-alvo produtores locais, artesãos, criativos e outros profissionais do artesanato; Técnicos das associações de artesãos, de desenvolvimento local e das Autarquias Locais; Formadores, professores e outros profissionais de educação e formação com particular intervenção nos domínios do artesanato, da inovação, design, criatividade e património; Quadros e técnicos de organizações do Terceiro Setor Formandos e alunos das diversas áreas de formação interessados na matéria.

Importa referir que a participação no seminário é gratuita mas com inscrição obrigatória para o e-mail: promocao.ivbam@gov-madeira.pt

A título informativo, o seminário será constituído por dois painéis, nomeadamente, Instrumentos de valorização do artesão e do Artesanato da Madeira no período da manhã, e Caminhos de Inovação no Artesanato no período da tarde, tendo como moderador o escultor Ricardo Velosa. 
Os temas abordados e respetivos oradores são:

 

1º painel | 

Apoios disponíveis ao artesanato e produtos locais | Dra. Maria do Rosário Serra Alegra, Presidente do Instituto de Emprego.

Estatuto do artesão, Carta de Artesão e UPA | Engª. Isabel Araújo, IVBAM

Aplicação de novas tecnologias no design potencializando a sustentabilidade da relação Artesão-Designer | Bruno Alexandre, Professor Universitário na UMA do Curso de Design e do Curso de Artes Visuais.   

Associação de Artesãos da Madeira, competências e atividades | Dra. Luísa Pereira, Presidente da Associação de Artesãos da Madeira.

2º painel | 

Tendências de moda, design e mercado para o artesanato 2017/2018 | João Amaral, Designer do CEARTE

Inovar na Tradição para desenvolver o artesanato – a experiencia do CEARTE | Luís Rocha | CEARTE

A formação em artesanato como instrumento para a modernização - Ana Cristina Mendes - CEARTE 

Projetos inovadores de sucesso - Experiências bem-sucedidas no Artesanato da Madeira.

Estas ações promocionais são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.