Pesquisar

SRAP distribui medicamento para controlo da Varroa nas colmeias

Até final do ano, será distribuído Apitraz a outros 52 apicultores, envolvendo mais 512 colmeias. 20-11-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
SRAP distribui medicamento para controlo da Varroa nas colmeias A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura entregou, a título gratuito a 160 apicultores, o medicamento veterinário Apitraz para a realização de um tratamento terapêutico e profilático da varroose.
Este medicamento, o decidido utilizar em todo o território nacional, permitirá desinfetar cerca de 4.638 colmeias. Paralelamente será distribuído o medicamento Thymovar a apicultores em Modo de Produção Biológico.
Posteriormente a esta entrega, até final do ano, será distribuído Apitraz a outros 52 apicultores, envolvendo mais 512 colmeias.
Esta ajuda resulta da aprovação da candidatura realizada em 2016 pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas ao Programa Apícola Nacional (PAN) de 2017, designadamente à sua medida relativa à aquisição deste medicamento, tendo sido aprovado, um financiamento de até 20.600,00 € para o efeito. 
É de referir que para esta aquisição foi necessário realizar o devido procedimento concursal, que orçou em 18.618,35 €, valor este que só será compensado pelo IFAP após o comprovativo do seu pagamento pelo Governo Regional. Mais é de salientar que, ao nível do continente e da Região Autónoma dos Açores, quem se candidata a este apoio e outros do PAN, são estruturas associativas de apicultores (não são admitidas candidaturas individuais), e na Região Autónoma da Madeira, não havendo estrutura organizativa com capacidade financeira para proceder ao devido investimento inicial e só à posteriori receber a ajuda a que tenha direito, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas decidiu assumir o necessário adiantamento, já que apoio muito importante ao melhor desenvolvimento da apicultura regional.  
A varroose é uma doença das abelhas causada por um ácaro (Varroa destructor), um parasita externo que se alimenta da hemolinfa das abelhas, afetando tanto os insetos adultos como a criação. Este ácaro conduz ao enfraquecimento dos enxames, causando o aparecimento de doenças associadas.
A varroose é uma doença endémica na ilha da Madeira (tal como no continente português e na maior parte da Europa), que continua a provocar elevados prejuízos na apicultura regional. A única forma de minimizar os efeitos desta doença, passa pela aplicação destes medicamentos específicos homologados pela respetiva autoridade nacional (a Direção Geral de Alimentação e Veterinária).  
É de referir que, em relação ao Programa Apícola Nacional de 2018, já foi aprovada a correspondente candidatura da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas à aquisição dos mesmos medicamentos para o combate à varroose em 5.150 colmeias (445 apiários), tendo sido aprovado um valor idêntico ao deste ano. 

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.