Pesquisar

IVBAM recolhe material vegetativo da casta Caracol

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira irá reforçar apoio aos viticultores do Porto Santo. 24-12-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
IVBAM recolhe material vegetativo da casta Caracol Recentemente os Técnicos do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.-RAM (IVBAM, I.P-RAM), deslocaram-se ao Porto Santo, com o objetivo principal de recolher material vegetativo das vinhas da casta Caracol e realizar visitas técnicas aos viticultores do Porto Santo.
A prospeção das vinhas da casta Caracol, assume grande importância no quadro da preservação do material genético, uma vez que, as parcelas de vinha da casta Caracol, tão caraterísticas da ilha do Porto Santo, são únicas a nível nacional. Assim como, também, é de realçar a importância da prospeção no âmbito da multiplicação do material vegetativo, visto que, posteriormente, será instalada “vinhas mãe de garfo” em ambiente confinado (estufa), com o objetivo de produzir material vegetativo vitícola licenciado para fornecer aos viticultores do Porto Santo.
No que se refere à assistência técnica, os técnicos do, prestaram apoio técnico a diversos viticultores, que se traduziu nas recomendações necessárias em todos os aspetos no presente estado fenológico da vinha. Para o ano de 2018, e com o intuito de fazer as recomendações mais adequadas a cada época do ciclo produtivo da vinha de modo que o viticultor produza uvas com qualidade, o IVBAM, I.P.-RAM, já tem uma calendarização com as deslocações periódicas dos Técnicos deste Instituto para a assistência técnica aos viticultores do Porto Santo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.