Pesquisar

Governo Regional e Ordem dos Médicos Veterinários sensibilizam crianças

Objetivo passa por lembrar que ter um animal é um compromisso que requer cuidados. 25-12-2017 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Governo Regional e Ordem dos Médicos Veterinários sensibilizam crianças Nos últimos anos têm sido dados passos muito relevantes na defesa dos animais de companhia, através da criminalização dos maus-tratos sobre os mesmos e do seu abandono, designadamente com a publicação de vários diplomas legislativos, como é exemplo o Decreto Legislativo Regional n.º 13/2016/M, de 10 de março, o qual, no essencial, veio proibir o abate destes animais e adotar a esterilização como medida de controlo das populações dos que são errantes, colocando a Região na vanguarda nacional quanto a estas matérias.
Sabe-se que os animais de companhia podem exercer efeitos extremamente positivos sobre as crianças e os adolescentes a diferentes níveis: comportamental (relacionamento com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito), do desenvolvimento físico (através de brincadeiras e exercícios); e da saúde (além do afeto, as terapias assistidas por animais são capazes de promover melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas).
Mas, na verdade, conviver com um animal de companhia requer muitos e variados cuidados, entre outros aspetos, como a sua higiene, alimentação, e saúde, pelo que é também de grande importância partilhar com as crianças e jovens que com eles privam ou venham a privar, os ensinamentos adequados e as experiências de sucesso comprovado.
“No fundo é isso que o Governo Regional quer transmitir. Ter um animal é um compromisso que requer cuidados e essa sensibilização tem que ser transmitida desde cedo”, disse Humberto Vasconcelos, secretário regional de Agricultura e Pescas.
Assim, a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas (SRAP) celebrou um protocolo de cooperação com o Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Médicos Veterinários, visando precisamente a realização de ações de sensibilização sobre estas temáticas, e desenhadas especificamente para a comunidade escolar e educativa da Região.
No âmbito desta parceria, deu-se início já durante o mês de novembro, a um programa de ações de sensibilização nas escolas com pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, sob o título “O que preciso de saber sobre o meu animal de companhia?”, com o objetivo geral de sensibilizar os alunos para as responsabilidades e implicações de ter um animal de estimação, mais exatamente sobre o significado de uma detenção responsável, e as suas necessidades quanto ao bem-estar.
Até ao momento, estas ações, que vêm sendo realizadas por médicos veterinários da Direção Regional de Agricultura e privados, já envolveram 630 alunos de 5 escolas de 4 concelhos da ilha da Madeira (Ponta do Sol, Câmara de Lobos, Funchal e Santana).
Os alunos têm participado de forma muito ativa e interessada nas sessões desenvolvidas, sendo que a iniciativa prosseguirá em 2018, envolvendo só em janeiro, mais 6 estabelecimentos escolares.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.