Pesquisar

Ação de Sensibilização sobre Produtos Fitofarmacêuticos

Para a cultura da banana 31-03-2018 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Ação de Sensibilização sobre Produtos Fitofarmacêuticos Está em curso uma ação de sensibilização sobre produtos fitofarmacêuticos autorizados na cultura da bananeira. Trata-se de uma iniciativa que pretende transmitir competências específicas sobre o sector da banana bem como aconselhar, gerir e coordenar práticas agrícolas com eficiente racionalização dos fatores de produção.
Esta ação está a ser desenvolvida pela empresa pública – GESBA aos seus produtores numa iniciativa que irá abranger 2750 agricultores.
Os conteúdos a ministrar estão desenvolvidos em vários módulos e abrangem toda a informação de especial relevo para a produção e comercialização da banana. A produção biológica também é abordada, nomeadamente no que diz respeito à legislação em vigor.
Após a conclusão destas ações de sensibilização que decorrem até afinal de abril, o produtor ficará igualmente apto a implementar o sistema de certificação GLOBAL G.A.P. que é cada vez mais necessária na comercialização da banana nos mercados.
Sensibilizar os nossos bananicultores para a importância de respeitar a dose  recomendada para  cada produto fitofarmacêutico, bem como cumprir o intervalo de segurança de cada produto aplicado antes de proceder  à colheita será outro dos temas que fazem parte desta iniciativa.
Não menos importante será o esclarecimento sobre o preenchimento da Agenda de Campo. Um meio já há muito utilizado pelos produtores e que ajuda a promover uma maior qualidade e segurança alimentar do fruto, bem como  minimizar eventuais penalizações resultantes dos controlos periódicos efetuados pelos técnicos do IFAP.
De modo a operacionalizar os pontos de intervenção anteriormente descritos, segue em anexo o cronograma com todas as Ações de Sensibilização a desenvolver até ao final do mês de Abril.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.