Pesquisar

Governo Regional continua combate biológico à vespa do castanheiro

Secretaria Regional de Agricultura e Pescas já procedeu à largada de alguns parasitóides. 24-05-2018 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Governo Regional continua combate biológico à vespa do castanheiro O Governo Regional irá prosseguir com o combate biológico à vespa-das-galhas-do-castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) com o recurso ao parasitóide específico já durante esta semana.
Para o efeito, já foram rececionados os 15.200 parasitóides (9.600 fêmeas e 5.600 machos) entretanto adquiridos, num investimento que orçou em cerca de 13.000,00 €, os quais integrarão as 80 largadas inoculativas consideradas necessárias para o segundo ano de ataque à praga (cada largada é composta de 120 fêmeas e de 70 machos).
De todos os parasitóides da vespa-das-galhas-do-castanheiro (VGC), o Torymus é o que mostra maior especificidade em relação a este hospedeiro e sincronismo com o seu ciclo de vida, fatores essenciais para um agente de controlo biológico ser bem-sucedido. 

A Secretário Regional de Agricultura e Pescas não deixa de estar otimista, já que com o tratamento realizado em 2017 verificaram-se taxas de parasitismo promissoras, pelo que, em condições normais, prosseguindo com as largadas deste ano e as preconizadas para 2019 e 2020, é esperado atingir-se para o final daquele último ano um adequado controlo desta praga. 



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.