Pesquisar

Agricultura protege retirada dos produtos de excelência do município de Câmara de Lobos

Centro de Desinfeção de Produtos Hortícolas e Frutícolas foi criado no concelho 23-04-2020 Agricultura e Desenvolvimento Rural
Agricultura protege retirada dos produtos de excelência do município de Câmara de Lobos

No âmbito da cerca sanitária decretada pelo Governo Regional para a freguesia de Câmara de Lobos foi criado no concelho o Centro de Desinfeção de Produtos Hortícolas e Frutícolas, que está situado nas instalações do Estádio de Câmara de Lobos, onde são desinfetados todos os produtos hortícolas e frutícolas da freguesia de Câmara de Lobos antes de introduzi-los nos canais habituais de distribuição, através do Mercado Abastecedor, em São Martinho.

Com esta medida, o Governo Regional da Madeira e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos salvaguardam a produção agrícola da Freguesia de Câmara de Lobos, garantindo toda a segurança alimentar numa conjuntura de pandemia do COVID-19.

Para o efeito foi criada uma equipa multidisciplinar, constituída por profissionais da Secretaria Regional da Agricultura, Câmara Municipal de Câmara de Lobos e GESBA - Empresa de Gestão do Sector da Banana.

Desde a passada segunda-feira que a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural estava a preparar um plano, através dos seus técnicos, no sentido de salvaguardar as necessidades dos agricultores, transversalmente com a criação de uma solução para o escoamento dos produtos.

Com a operação devidamente montada, na manhã desta quinta-feira, iniciou-se o processo de desinfeção, através de dois tanques com capacidade de 1000 litros de água e desinfetante cada, e um tanque mais pequeno, com capacidade de 200 litros, com as mesmas valências.

Para levar a efeito todo o trabalho, estão afetos ao Centro de Desinfeção de Produtos Hortícolas e Frutícolas três responsáveis da Direção Regional de Agricultura, dez profissionais da GESBA, e cinco funcionários da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Registe-se ainda que cada produtor tem de ter assegurado o destino final do produto. É da sua inteira responsabilidade a comercialização dos seus produtos, exceto banana.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.