Pesquisar

Governo apoia reconversão de área florestal com 300 hectares

Projeto florestal no Montando das Rabaças importante para a prevenção de incêndios 18-07-2020 Presidência
Governo apoia reconversão de área florestal com 300 hectares

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje, sábado, 18 de julho, um projeto de intervenção florestal, privado, localizado no Montado das Rabaças, na Ponta do Sol, abrangendo uma área de 300 hectares.

O investimento na ordem dos 7,7 milhões de euros, com apoios do PRODERAM e da Região, tem por objetivo, a par da recuperação do coberto vegetal – plantação de 260 mil plantas de espécies folhosas –, a prevenção de incêndios e aumento da segurança da população.

“Esta zona tem um índice de perigosidade muito grande, porque transporta o fogo para as zonas altas da Ponta do Sol”, indicou o Presidente do Governo.

“E, nesse sentido, este projeto vem juntar o útil ao agradável. Por um lado, fazemos a reconversão e a reflorestação de toda esta área, criando também as infraestruturas de proteção e prevenção dos incêndios – os poços, as ligações de água, os caminhos florestais – e, em segundo lugar, criamos aqui uma nova zona de educação ambiental aberta à população”, prosseguiu.

Miguel Albuquerque sublinhou ainda a necessidade de sensibilizar a população para o investimento em curso naquela área de grande dimensão que, em 2016, foi consumida pelas chamas, tendo dado lugar à proliferação de infestantes.

A área será agora reconvertida, com coberto vegetal de espécies folhosas, rede de caminhos florestais, rede de água e acessos para facilitar o combate a incêndios.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.