Pesquisar

Governo Regional pioneiro na instalação de ilhas ecológicas

Susana Porada inaugurou a 4ª ilha ecológica no concelho de Câmara de Lobos. 12-05-2021 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Governo Regional pioneiro na instalação de ilhas ecológicas

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas esteve hoje no município de Câmara de Lobos onde inaugurou a 4ª ilha ecológica deste concelho.

Junto do presidente da edilidade, Pedro Coelho, a governante fez saber que o Governo Regional tem uma estratégia clara para os resíduos da Região, em conformidade com o estipulado pelas políticas europeias.

“A gestão de resíduos assume um novo paradigma pois são vistos como um recurso, com capacidade para produzir novos materiais, sem extração de matérias-primas primárias”, disse Susana Prada adiantando que só com a separação correta do lixo é que será possível valorizá-lo e aumentar a sua reintrodução nos processos produtivos.

Em 2013 o Governo Regional, através da empresa Águas e Resíduos da Madeira - ARM, foi pioneiro na instalação de ilhas ecológicas na Região e desde então já investiu cerca de 600 mil euros (cofinanciados pelo POSEUR) em 13 ilhas ecológicas nos municípios aderentes (4 em Câmara de Lobos, 3 no Porto Santo, 2 em Machico, 2 na Ribeira Brava e 2 em Santana).

As ilhas ecológicas são contentores subterrâneos de grande capacidade e destinam-se à recolha seletiva dos resíduos.

As ilhas ecológicas são compostas por contentores subterrâneos que se destinam à deposição e recolha de resíduos recicláveis (embalagens de plástico e metal, papel/cartão, vidro) e indiferenciados, em centros urbanos.

A implementação desta infraestrutura decorreu no âmbito da intervenção de requalificação do centro da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, da responsabilidade do respetivo Município.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.