Pesquisar

Rede hídrica será “determinante” em caso de incêndio

Investimento de 2,1 milhões de euros para combate aos fogos ao longo do Caminhos dos Pretos. 02-06-2021 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Rede hídrica será “determinante” em caso de incêndio

 

Susana Prada visitou hoje parte da obra que está a ser realizada para a criação de uma rede hídrica para combate aos fogos ao longo do Caminhos dos Pretos.

Trata-se de um investimento orçado em 2,1 milhões de euros, financiado pelo PRODERAM (85%) que tem como objetivo fornecer água, de forma rápida e em quantidade suficiente, aos bombeiros que tenham de combater incêndios nesta zona do Funchal, garantindo uma maior eficácia no combate e mais segurança à população. Seis dos nove quilómetros que constituem esta rede já estão concluídos.

Na ocasião, a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas realçou a importância deste investimento integrado na faixa corta-fogo.

“Esta rede, que se estende ao longo de todo o Caminho dos Pretos, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, e no acesso ao Curral dos Romeiros será composta por 20 bocas de incêndio e um reservatório com capacidade para 1.500m3. Em caso de incêndio será determinante para assegurar o combate ao incêndio e garantir a segurança da população do Funchal” disse a governante.

Recorde-se que, além instalação de rede hídrica de combate a incêndios, a intervenção na área inclui limpeza e remoção de invasoras e reflorestação com espécies adequadas, e a abertura de 40km de caminhos florestais. 44% da faixa, 280 ha, já foram ou estão a ser intervencionados, tanto pelo Instituto de Florestas e conservação da Natureza como por privados apoiados pelo Governo Regional através do PRODERAM.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.