Pesquisar

Região lidera há 15 anos o programa Eco-escolas

A governante lembrou que a educação ambiental é um compromisso político permanente e corresponsável, do Governo Regional, das escolas, dos municípios, das comunidades, das empresas, das famílias e do cidadão. 16-06-2021 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Região lidera há 15 anos o programa Eco-escolas

A Região Autónoma da Madeira lidera, há 15 anos, a implementação do Programa Eco-escolas a nível nacional. Na Região, existem 126 Eco-Escolas, o que corresponde a 68% das escolas. Um facto sublinhado por Susana Prada, secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, no decorrer da cerimónia de entrega de Certificados de Qualidade às Eco-Escolas.

«As escolas são o maior e o melhor veículo de sensibilização ambiental e de educação para a conservação da natureza e ação climática», referiu a governante, ao agradecer e ao enaltecer o trabalho das 30 melhores Eco-Escolas, as que tiveram o melhor desempenho em 2019/2020 e que, por isso, receberam o Certificado de Qualidade.

 

Susana Prada referiu que o Governo Regional tem a ação climática na sua lista de prioridades e lembrou que «temos pela frente objetivos muito ambiciosos, que exigem quebrar paradigmas de décadas e requerem o esforço contínuo de todos. Temos de deixar aos nossos filhos um legado menos pesado» exortou a secretária regional aos presentes.

Susana Prada salientou que o desenvolvimento de políticas de mitigação e de adaptação às alterações climáticas tem envolvido avultados investimentos em infraestruturas e no desenvolvimento de estratégias-chave, de modo a garantirem a preservação dos recursos hídricos, a segurança da floresta, a proteção da biodiversidade, a gestão dos resíduos, a segurança das populações e do território, a descarbonização e a circularidade da economia e a educação.

 

A governante lembrou que a educação ambiental é um compromisso político permanente e corresponsável, do Governo Regional, das escolas, dos municípios, das comunidades, das empresas, das famílias e do cidadão.

 

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional, de educação ambiental, sustentabilidade e cidadania, desenvolvido desde os anos 90; participam 67 países. Na rede nacional existem cerca de 1800 escolas. O programa dinamiza alunos, comunidade escolar e envolvente, incluindo o município e a junta de freguesia.

 

Desde 2003 que a sua coordenação, na RAM, está a cargo da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.