Pesquisar

Praia do Porto Santo alvo de limpeza

No âmbito do projeto OceanLit. 05-08-2021 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Praia do Porto Santo alvo de limpeza

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas esteve recentemente no Porto Santo onde acompanhou uma operação de limpeza na praia do Calhau da Serra de Dentro.

A ação surge no âmbito do projeto OceanLit. Um consórcio que junta 15 parceiros da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

Na ocasião, Susana Prada, que se fez acompanhar pelo Diretor Regional de Ambiente, Manuel Ara, explicou que além da importância da limpeza da praia, posteriormente o lixo passa todo por uma caracterização para tentar identificar a sua origem.

“Sempre que realizamos uma limpeza de lixo posteriormente caracterizámo-lo, nomeadamente identificamos a sua origem, quer seja a sua proveniência geográfica ou ramo de atividade. No caso desta praia, pelo facto de estar exposta às correntes dominantes, pode constituir-se como uma área de acumulação de lixo vindo de outras regiões,” referiu a governante.

De referir que o projeto OceanLit tem um orçamento global de 1 381 744,25 €, comparticipado a 85% pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, do FEDER.

No âmbito deste projeto, no qual se insere a limpeza do Porto do Caniçal, para além de se reforçar o Programa de Monitorização Regional de Lixo-marinho em praias, pretende-se realizar ações de sensibilização junto dos pescadores, na adoção de boas práticas ambientais, nomeadamente na gestão de lixo a bordo das embarcações.

As ações a desenvolver visam também melhorar a gestão de resíduos nos Portos de Pesca dotando-os de infraestruturas adequadas para a receção dos resíduos trazidos pelas embarcações, estabelecendo uma ligação às obrigações inscritas na Diretiva dos Plástico de Utilização Única e na Diretiva relativa aos meios portuários de receção de resíduos provenientes dos navios.

O projeto iniciou-se em 2019 e decorre até 2022.

 

 

 

Objetivos do programa OceanLit

 

  1. Gerar conhecimento sobre a problemática do lixo-marinho, bem como criar as soluções para favorecer a tomada de decisões para reduzir o lixo-marinho e o seu impacto.
  2. Implementar melhorias no sistema de gestão de resíduos, que incorpore o lixo-marinho em todas as fases do sistema: recolha, seleção, tratamento e reciclagem.
  3. Aumentar a divulgação sobre o problema e transferir conhecimento e boas práticas de gestão que ajudem a minimizar o lixo-marinho, pela sensibilização dos profissionais do mar e público em geral, favorecendo a conservação dos espaços naturais marinhos nos arquipélagos da Macaronésia.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.